Austerlitz

Austerlitz W. G. Sebald


Compartilhe


Austerlitz





Obra-prima de W. G. Sebald e um dos grandes romances deste século, Austerlitz é a crônica de um homem em busca de sua biografia. Vagando pela Europa ao sabor do horário dos trens e da erudição acadêmica, o professor Jacques Austerlitz mal suspeita que está a ponto de encontrar seus próprios passos perdidos em outro país e em outra época.

O professor Jacques Austerlitz explora a estação ferroviária de Liverpool Street, em Londres, coletando material para suas pesquisas, quando é subitamente tomado por uma visão retrospectiva que talvez o ajude a explicar, não tanto a arquitetura da era capitalista, seu campo de estudos, mas sim o sentimento incômodo de ter vivido sempre uma vida alheia. A partir dessa experiência, suas andanças pelas ilhas britânicas e pelo continente europeu, sua mania fotográfica e sua memória minuciosa ganham ímpeto bem mais que acadêmico: Austerlitz passa a reconstruir a própria história, descobrir a própria biografia.

Para cumprir essa tarefa - ou esse destino - o herói do romance terá de ir e vir entre várias décadas, muitos países e os cenários mais díspares: um lar protestante no interior de Gales, um internato britânico, uma biblioteca em Paris, fortificações, palácios, campos de concentração, monumentos e banheiros públicos.

No fim dessa viagem - que converterá a biografia mais íntima do professor inglês em cifra da história européia no século XX -, está o momento em que tudo começou, com outros nomes, em outra língua, numa outra estação ferroviária, quando os horrores da Segunda Guerra e do Holocausto começavam a se anunciar.

Explorando temas como a perda, o desolamento e a inquietude mental, e misturando gêneros como as memórias, a história e a literatura de viagem, a prosa de Sebald foi imediatamente saudada no mundo todo por desafiar os limites da ficção. Como em todos os seus romances, o texto de Austerlitz é também costurado por uma série de fotografias quase enigmáticas: objetos, cartões-postais e lugares não identificados não são meras ilustrações da história - através delas, o autor parece sugerir algo mais.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Austerlitz
Austerlitz
Austerlitz

Similares

(1) ver mais
Stiller

Resenhas para Austerlitz (7)

ver mais
'20 melhores livros do século 21': Livro 14
on 17/10/20


A falta de escritores não estadunidenses incomoda em uma lista tão significativa como esta 'Melhores Livros do Século XXI', pois mostra o quão limitada é ao escolher nenhum autor oriental em um mundo que conhece, cultua e aclama Haruki Murakami, por exemplo, além de, claro, não se esforçar em conhecer autores importantes de outras língua que, sem dificuldades, romperam barreiras políticas, sociais e literárias e com certeza mereciam aparecer nesta lista. W. G. Sebald é o único alem... leia mais

Estatísticas

Desejam94
Trocam1
Avaliações 4.4 / 84
5
ranking 62
62%
4
ranking 20
20%
3
ranking 17
17%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Helena
cadastrou em:
13/01/2009 18:59:43
Jenifer
editou em:
26/11/2021 23:02:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR