Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna


Compartilhe


Auto da Compadecida





Esta edição comemorativa dos 50 anos do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, é revista pelo autor. Reúne textos de Braulio Tavares, Raimundo Carrero e Carlos Newton Júnior sobre a trajetória e a história desta peça que é um marco indiscutível da moderna dramaturgia brasileira. O projeto gráfico é enriquecido pelos desenhos e pinturas de Manuel Dantas Suassuna (filho de Ariano).

A peça chega a meio século de existência com a mesma vitalidade que possuía ao ser encenada pela primeira vez. Escrita em 1955, por um jovem autor paraibano radicado no Recife e que ainda não havia chegado à casa dos 30 anos, a peça estreou no Teatro Santa Isabel, em 11 de setembro de 1956. Depois, em janeiro de 1957, estreou no Rio de Janeiro, no Teatro Dulcina, para participar do I Festival de Amadores Nacionais, promovido pela Fundação Brasileira de Teatro. Sensação do Festival, O Auto da Compadecida foi considerada uma obra-prima do teatro brasileiro, e Suassuna, até então conhecido basicamente no Recife, onde vinha se dedicando a escrever poemas e peças de teatro desde 1945, foi imediatamente alçado à condição de um dos nossos maiores dramaturgos.

Segundo o professor Carlos Newton Júnior é impossível precisar o número de encenações do Auto da Compadecida no Brasil e em outros países, ao longo desses 50 anos. A peça foi traduzida em diversos idiomas e encenada nos quatro cantos do mundo. Festejada pela crítica, entusiasticamente recebida pelo público, também recebeu muitos prêmios. O Auto foi ainda objeto de três versões cinematográficas:

A primeira, assinada pelo próprio Ariano e pelo diretor George Jonas, chegou às telas em 1969, sob o título A Compadecida, com cenários da arquiteta Lina Bo Bardi e figurinos de Francisco Brennand. No elenco, Armando Bogus e Antônio Fagundes, nos papéis de João Grilo e Chicó; Felipe Carone, como Padre João, Ary Toledo faz o Cangaceiro e Regina Duarte interpreta Nossa Senhora.

Edição especial revista pelo autor

Ficção / Literatura Brasileira

Edições (28)

ver mais
Auto da Compadecida
Auto da Compadecida
Auto da Compadecida
Auto da Compadecida

Similares

(71) ver mais
Auto da Compadecida
O casamento suspeitoso
A Maldição de Hamlet

Resenhas para Auto da Compadecida (2.013)

ver mais
on 31/5/20


Criei uma admiração muito grande pelo autor, Ariano Suassuna, antes mesmo de ler esse livro ou qualquer outro dele. Então lê essa obra só fez com que eu criasse ainda mais estima por ele. Essa obra é rica em críticas, sátiras e personagens cômicos. Quem já viu o filme e se apaixonou vai se a apaixonar ainda mais pela história após ler o livro. SEVERINO Como é o nome de Vossa Senhoria? JOÃO GRILO Minha Senhoria não tem nome nenhum, porque não existe. Pobre lá tem senhorita, só t... leia mais

Vídeos Auto da Compadecida (8)

ver mais
UNBOXING DE RECEBIDOS (clássicos, Brandon Sanderson e boxes ?) | Ana Carolina Wagner

UNBOXING DE RECEBIDOS (clássicos, Brandon San

1 MÊS LENDO CLÁSSICOS NACIONAIS (BRASILEIROS) ?? | Últimas Leituras + Book Haul | Livros Mefíticos ?

1 MÊS LENDO CLÁSSICOS NACIONAIS (BRASILEIROS)

TAG DOS 50% (OU 58%) 2023 | Melhores e piores leituras do ano até agora. | Livros Mefíticos ?

TAG DOS 50% (OU 58%) 2023 | Melhores e piores

MINHA VIDA DE LEITORA (HÁBITO DA LEITURA) | PARTE 1 | Ana Carolina Wagner

MINHA VIDA DE LEITORA (HÁBITO DA LEITURA) | P


Estatísticas

Desejam1.549
Trocam104
Avaliações 4.4 / 22.870
5
ranking 63
63%
4
ranking 25
25%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Luiza
cadastrou em:
30/07/2012 19:44:24
Jeanine
editou em:
19/07/2023 16:42:48
Jeanine
aprovou em:
19/07/2023 16:44:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR