Herberto Helder


4.8
20 avaliações

Gêneros Poesia, Ficção | Nascimento: 23/11/1930 | Local: Portugal - Ilha da Madeira - Funchal

Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo trabalhado em Lisboa como jornalista, bibliotecário, tradutor e apresentador de programas de rádio. Viajou por diversos países da Europa realizando trabalhos corriqueiros, sem nenhuma relação com a literatura e foi redactor da revista Notícia em Luanda, Angola, em 1971, onde sofreu um acidente grave.

É considerado um dos mais originais poetas vivos de língua portuguesa. É uma figura misantropa, e em torno de si paira uma atmosfera algo misteriosa uma vez que recusa prémios e se nega a dar entrevistas. Em 1994 foi o vencedor do Prémio Pessoa que recusou. É pai do jornalista Daniel Oliveira.

A sua escrita começou por se situar no âmbito de um surrealismo tardio. Escreveu "Os Passos em Volta", um livro que através de vários contos, sugere as viagens deambulatórias de uma personagem por entre cidades e quotidianos, colocando ao mesmo tempo incertezas acerca da identidade própria de cada ser humano (ficção); "Photomaton e Vox", é uma colectânea de ensaios e textos e também de vários poemas. "Poesia Toda" é o título de uma antologia pessoal dos seus livros de poesia que tem sido depurada ao longo dos anos. Na edição de 2004 foram retiradas da recolha suas traduções. Alguns dos seus livros desapareceram das mais recentes edições da Poesia Toda, rebatizada Ofício Cantante, nomeadamente Vocação Animal e Cobra.

A crítica literária aproxima sua linguagem poética do universo da Alquimia, da mística, da Mitologia edipiana e da Imago da Mãe.


Livros publicados por Herberto Helder (16) ver mais
    Os Passos em Volta
    Letra aberta
    Photomaton & Vox
    Poemas Canhotos
    Poemas Completos
    Servidões


Estatísticas
Seguidores31
Leitores505
Avaliações 4.8 / 20
5
ranking 80
80%
4
ranking 16
16%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Davi Araújo
cadastrou em:
07/07/2010 11:54:35