Agripa Vasconcelos


4.8
5 avaliações

Nascimento: 12/04/1886 - 20/01/1969 | Local: Brasil - Minas Gerais - Matozinhos



Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, tendo defendido tese, aprovada com distinção, para obter o título de Doutor.



Toda sua vida foi dedicada à Medicina, tendo trabalhado em diversas cidades mineiras e em Recife, com médico-chefe do Banco do Brasil, até aposentar-se. Fazia de sua profissão um apostolado, com seus diagnósticos sempre precisos, como clínico geral, obstetra e cirurgião.



Foi também um dos maiores escritores e poetas de Minas. Foi membro da Academia Mineira de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e do Instituto Histórico de Ouro Preto.



Sua coleção Saga do País das Gerais colocou-o entre os maiores escritores de seu tempo, bastando esta obra para consagrá-lo. Fundamentado em pacientes e pesquisas às quais se dedicou por muitos e muitos anos, cada volume das Sagas vale por um verdadeiro documento da época do ciclo que focaliza. O enredo de cada livro é o próprio enredo da história e, por ser rigorosamente histórico, todo o seu conteúdo interessa a todos que desejam conhecer a verdadeira significação das Minas Gerais na história do Brasil.



Sete obras compõem as Sagas: Fome em Canaã, que relata o ciclo do latifúndio; Gongo Soco, o ciclo do ouro; A vida em flor de Dona Beja, o ciclo do povoamento; Sinhá Braba, o ciclo da agropecuária; Chica Que Manda, o ciclo do diamante; Chico Rei, o ciclo da escravidão; Ouro verde e Gado Negro, o ciclo do café e da abolição do cativeiro das Gerais.



Há ainda o livro São Chico, que segue as mesmas características dos livros das Sagas, mas desta vez o autor fala do nordeste brasileiro. Os livros Ouro verde e gado negro, São Chico e o mais recentemente publicado Corpo fechado- contos e lendas, foram publicados após a morte do autor. Sobre este último, é importante ressaltar a apresentação assinada por uma de suas filhas, a advogada Mára de Vasconcelos Mancini, curadora de sua obra, para entendermos um pouco mais a capacidade de produção desse autor incansavelmente criativo, que diz:



"É Inacreditável! São pastas e mais pastas cheias de papéis, pilhas de cadernos e folhas soltas, um amontoado de anotações que tento entender de onde vêm. Afinal, me pergunto sempre: A que horas Agripa dormia? Cada vez que abro uma dessas pastas que guardam seus escritos, cada vez que folheio esses papéis, sinto-me como um garimpeiro diante de uma mina de diamantes e tento tirar ali de dentro aqueles tesouros escondidos. A produção deixada por Agripa é imensa, talvez maior do que aquilo que dele já foi publicado ou que seja conhecido, e tento fazer dessas pedras brutas, que são seus manuscritos em letra miúda e quase ilegível, jóias de rara beleza que possam ser apreciadas por todos"...



história do Brasil
medicina

Livros publicados por Agripa Vasconcelos (6) ver mais
    Chica Que Manda
    São Chico
    Ouro Verde e Gado Negro
    Chico Rei
    Sinhá Braba
    A Vida em Flor de Dona Beja


Estatísticas
Seguidores7
Leitores473
Avaliações 4.8 / 5
5
ranking 83
83%
4
ranking 17
17%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Cid Roberto
cadastrou em:
13/07/2010 11:36:37
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR