Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque




Editar

Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque


0.0
0 avaliações

| Local: Brasil - Pernambuco - Vertente

Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque é uma romancista, historiadora e psiquiatra brasileira.

Atribui à paixão pela leitura de obras clássicas da literatura universal o seu amadurecimento como escritora ao longo dos anos. Os seus escritores preferidos são, na tragédia, o grego Eurípedes; Shakespeare na tragicomédia; os grandes romancistas russos Liev Tolstói e Dostoiévski. No conto, tem predileção por Tchekov, e em Marcel Proust vê a revolução do conceito de romance. Na poesia é grande admiradora de Rimbaud. Na literatura brasileira, aprecia o estilo esmerado de Machado de Assis e as criações de João Cabral de Mello Neto e Gerardo Mello Mourão. O seu clássico favorito é "Em Busca do Tempo Perdido", de Proust. Como livro de cabeceira, tem a Bíblia de Jerusalém. Considera que o melhor livro de sua autoria é "Luz do Abismo", publicado em 1996.

Em 2012, realizou a palestra “Matias, o magro” no auditório do Museu do Estado de Pernambuco, sob o patrocínio da Associação dos Amigos do Museu[1] , tratando sobre a vida e realizações do Conde de Alegrete Matias de Albuquerque, nobre luso que foi governador da Capitania de Pernambuco e um dos Governadores-gerais do Brasil.

Em 2014 segue com os preparativos finais para a publicação do seu novo livro “Múltiplas Verdades”, que trata da interação do leitor-autor, o "útero" da criação literária, segundo a autora. Deu início às pesquisas documentais para a estruturação de outro livro de ficção histórica, “O Seminário”, sobre o tradicional e conceituado Seminário de Olinda, fundado no ano de 1801, e o seu papel preponderante no ciclo revolucionário pernambucano.

Literatura Brasileira
Romance

Livros publicados por Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque (3) ver mais
    O fotógrafo Cláudio Dubeux
    Luz do Abismo
    Príncipe e Corsário


Estatísticas
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Alexsandra
cadastrou em:
12/07/2016 20:28:42
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR