Amilcar Bettega




Editar

Amilcar Bettega


Amilcar Bettega Barbosa


3.8
6 avaliações

| Local: Brasil - Rio Grande do Sul - São Gabriel

Formado em Engenharia Civil, é mestre em Literatura Brasileira. Teve trabalhos publicados nas revistas “Ficções” e “Blau” e no jornal “Zero Hora”, de Porto Alegre, entre outros. Recebeu o prêmio Açorianos de Literatura – categoria conto e autor revelação (1995), a Bolsa para autores brasileiros com obras em fase de conclusão, da Fundação Biblioteca Nacional (1999) e o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em 2005 por “Os lados do círculo”. Participou, como escritor residente, da Ledig House International Writers’ Colony, a convite da Ledig-Rowohlt Foundation (Estados Unidos da América, 1999). Mora, atualmente, em Paris.

Sua literatura é marcada por um grande domínio técnico em que se deixa perceber uma autoconsciência crítica, como diz o crítico José Geraldo Couto, alguns de seus contos se filiam ao chamado realismo fantástico (estabelecendo uma intertextualidade com o escritor argentino Julio Cortázar), em que acontecimentos inesperados tomam conta dos personagens e/ou ambientes de forma "realista".

Não se filia a certa literatura brutalista que tem marcado esse início de século XXI, seus textos deixam claro uma preocupação maior com o trabalho de exercício da escrita, com frases bem polidas e poéticas; segue um caminho próprio dentro da nova literatura brasileira, construindo uma obra que se mantém ligada através de personagens à procura de um sentido para se viver num mundo cada vez mais caótico de sentidos e significados.

Ficção
literatura brasileira

Livros publicados por Amilcar Bettega (6) ver mais
    Prosa pequena
    Barreira
    Os Lados do Círculo
    Os lados do círculo
    Deixe o quarto como está
    O Vôo da Trapezista


Estatísticas
Seguidores8
Leitores914
Avaliações 3.8 / 6
5
ranking 46
46%
4
ranking 23
23%
3
ranking 15
15%
2
ranking 8
8%
1
ranking 8
8%

26%

74%

Paulo Honório
cadastrou em:
07/08/2010 22:01:23
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR