Wilhelm Reich


4.8
37 avaliações

Nascimento: 25/03/1897 - 03/11/1957 | Local: Áustria

Wilhelm Reich nasceu no Império Austro-húngaro em 1897 e se formou como médico na Universidade de Viena. Ainda na Universidade se interessou pelo trabalho de Freud e se tornou um de seus mais jovens e promissores discípulos. Dentro da Associação Psicanalítica, Reich dirigiu o Seminário de técnica psicanalítica, a fim de entender os erros clínicos da Psicanálise e melhorá-la, e fundou clínicas públicas para atender a massa trabalhadora.
Reich buscou integrar a Psicanálise ao materialismo histórico dialético, a fim de entender o sofrimento humano, a miséria sexual, a irracionalidade social e suas características, como a desigualdade e o autoritarismo. Fundou o SexPol, um movimento que reunia grupos marginalizados e oprimidos em busca de reivindicações como o direito à moradia, ao divórcio, ao aborto, à sexualidade dos jovens etc., chegando a congregar 40 mil membros.
Seguiu suas pesquisas e se focou em sua investigação sobre a base fisiológica da neurose, a função do orgasmo e em experimentos bioelétricos que o levaram ao desenvolvimento de uma técnica terapêutica por ele denominada vegetoterapia caracteroanalítica, que usa da leitura da expressão e estrutura corporal como recurso de análise e da intervenção nos enrijecimentos neuromusculares do organismo como meio terapêutico, junto à uma técnica sistemática de análise do caráter. Sua posição o levou a ser expulso da Associação Psicanalítica Internacional e do Partido Comunista, e a ser perseguido pela Alemanha nazista. Reich fugiu pela Europa seguindo com suas pesquisas e, por fim, se mudou para os EUA.
Suas investigações o levaram ao entendimento de uma energia vital que Reich chamou "orgone". Para prosseguir com suas pesquisas e ensinar outros médicos sobre suas técnicas e teoria, Reich fundou um instituto chamado Orgonon. Suas pesquisas com o orgone envolveram a origem da vida, a função dessa energia nos organismos vivos - especialmente no ser humano - e suas aplicações no tratamento de câncer, engenharia atmosférica e outras finalidades. Seus estudos e a posição de Reich o levaram a ser investigado e perseguido pela FDA (Food and Drug Admnistration), que levou seu trabalho à justiça. Reich foi condenado à prisão e morreu poucos dias antes de ser libertado, em 1957.

Ciências
Psicologia
Biologia
Medicina e Saúde
Sexo e Sexologia

Livros publicados por Wilhelm Reich (21) ver mais
    A Biopatia do Câncer
    O caráter impulsivo
    Análisis del carácter
    O Éter, Deus e o Diabo
    Psicologia de Massas do Fascismo
    Análise do Caráter


Estatísticas
Seguidores78
Leitores3.952
Avaliações 4.8 / 37
5
ranking 82
82%
4
ranking 16
16%
3
ranking 2
2%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Neto
cadastrou em:
08/08/2010 20:07:19
Marlon
editou em:
28/09/2017 20:37:16
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR