Nicos Poulantzas


5.0
2 avaliações

Nascimento: 21/09/1936 - 03/10/1979 | Local: Grécia

Poulantzas era marxista e membro do Partido Comunista da Grécia. Exilou-se em Paris, onde lecionou a partir de 1960. Foi aluno de Louis Althusser, do qual herdou uma interpretação do marxismo inovadora e controversa chamada de althusserianismo, com a qual rompe ulteriormente.

Suas obras resumem-se em uma complexa análise funcional das Estruturas ou Instâncias - o Econômico, o Político e o Ideológico - do Modo de produção capitalista, sobretudo no que diz respeito à forma como essas estruturas determinam as práticas sociais que as sustentam. Essa forma de conceber a realidade social foi denominada de Marxismo Estruturalista. Poulantzas, a partir disso, empreende um rico estudo do funcionamento do Estado Capitalista, tanto de suas instituições (Burocracia, Poder Executivo, Poder Legislativo, etc) quanto da base ideológica que o sustenta (em torno, principalmente, do conceito de Vontade Geral), observando cuidadosamente sua relação com as Classes Sociais. A rica conexão entre as instâncias em uma formação social a partir de uma interessante interpretação dos Clássicos do Marxismo - Marx, Engels, Lenin e Gramsci - fizeram, de suas idéias, referências nos campos da Ciência Política e da Sociologia.

Cometeu suicídio lançando-se do vigésimo-segundo andar de uma torre no 13º arrondissement, na capital francesa, entretanto, cogita-se a possibilidade de que o sociólogo tenha sido vítima da Operação Gladio, uma operação anticomunista de caráter internacional, no período da Guerra Fria.

Política
Sociologia

Livros publicados por Nicos Poulantzas (5) ver mais
    Poder Político e Classes Sociais
    O Estado, o Poder,  o Socialismo.
    As classes sociais no capitalismo de hoje
    Fascismo e ditadura
    Fascismo e Ditadura


Estatísticas
Seguidores5
Leitores314
Avaliações 5 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%

ECF
cadastrou em:
03/06/2017 15:33:34
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR