Lillian Hellman


5.0
1 avaliações

Nascimento: 20/06/1905 - 30/06/1984 | Local: Estados Unidos - Nova Orleans

Considerada uma das dramaturgas norte-americanas mais importantes do seculo XX ao lado de Arthur Miller e Tennessee Williams, Lillian Hellman nasceu em 1905 em Nova Orleans. Estudou na Universidade de Nova York e trabalhou como critica literária do jornal New York Herald Tribune até 1930. Mesmo sendo mulher, judia e de esquerda em uma época machista, antissemita e a beira da "Caça as bruxas" Lillian conseguiu se tornar uma dramaturga de sucesso nos anos 30 com a sua peça "The Childrens Hour" (uma peça sobre duas professoras que tem as vidas destruídas após serem acusadas de serem lésbicas), a primeira de uma série de peças e roteiros para cinema (sendo indicada ao oscar duas vezes).
Casada com autor de livros policiais Dashiell Hammett por 30 anos, ambos se uniram a demais intelectuais do período no combate ao nazismo. Temas antifascistas e antinazistas fariam parte de pelo menos duas de suas peças: Watch on the Rhine e The Searching Wind.
Sua posição de esquerda levou ela e seu marido a serem alvo da caça as bruxas do período Macartista sendo obrigada a depor no Comissão Parlamentar de Inquérito sobre Atividades Antiamericanas, o que botaria Dashiell na cadeia por seis meses e botaria ambos na lista negra.
Em 1969 Hellman ganho o National Book Award com seu primeiro livro de memorias: Uma Mulher Inacabada (os demais volumes são Pentimento e Caça às Bruxas). Antes disso duas de suas peças haviam ganhado o Tony Award: Candide (uma adaptação musical da obra de Voltaire) em 1956 e Toys in the Attic em 1960.
Lillian morreu em 1984 de um ataque cardíaco.
(Estas informações foram retiradas da pagina sobre a autora da Wikipédia e da apresentação escrita por Maria Sílvia Betti para edição de As Pequenas Raposas publicada pela editora José Olympio)

Biografia
Autobiografia
Memórias
Drama

Livros publicados por Lillian Hellman (13) ver mais
    Pentimento
    A caça às bruxas
    As pequenas raposas
    Uma Mulher Inacabada
    Children
    PENTIMENTO


Estatísticas
Seguidores2
Leitores282
Avaliações 5 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR