Paula Fernandes


0.0
0 avaliações

Nascimento: 28/08/1984 | Local: Brasil - Minas Gerais - Sete Lagoas

Natural de Sete Lagoas (MG), a cantora, compositora e instrumentista Paula Fernandes começou a cantar ainda criança, aos oito anos e, aos 10, lançou seu primeiro disco independente, "Paula Fernandes". Nesta época, se apresentou em festas e casas de espetáculos de sua cidade e arredores e participou de programas de televisão e rádio para divulgar o trabalho. Em sua cidade natal, apresentou o programa de rádio "Criança Esperança", na companhia dos amigos Brandão e Sidney. A boa atuação a levou a participar de vários números autorais no programa "Paradão Sertanejo", da TV Band Minas.

Aos 12 anos, Paula Fernandes se mudou com a família para São Paulo e foi contratada por uma companhia de rodeios, com a qual trabalhou durante cinco anos, viajando por todo o Brasil como cantora da trupe, o que lhe rendeu experiências de palco e repertório. Neste mesmo ano, inspirada no sucesso da novela "Ana Raio e Zé Trovão", lançou seu segundo CD, "Ana Rayo", com repertório pop e sertanejo. Paula então foi apresentada ao diretor Jayme Monjardim pelo produtor musical Marcus Viana, conhecido por criar trilhas sonoras de produções como as novelas "Pantanal" e "O Clone". O contato resultou na gravação da música "Ave Maria Natureza", uma versão da "Ave Maria", de Schubert, bastante executada na trilha da novela "América".

Neste mesmo ano, Paula lançou seu terceiro CD, "Canções do Vento Sul", pelo selo Sonhos e Sons, com participação do grupo Sagrado Coração da Terra e do cantor Sérgio Reis. No álbum, a artista já mostrava sua diversidade artística, com temas que passavam pela MPB, música pop, country, sertanejo de raiz e pitadas de world music. O disco lhe rendeu uma importante indicação ao Prêmio Tim de Música Brasileira de 2006, na categoria melhor cantora popular (júris popular e oficial).

Em dezembro de 2006, Paula Fernandes apresentou o álbum "Dust in the Wind", também pelo selo Sonhos e Sons, com músicas de seu repertório internacional, como "Angel", de Sarah MacLachlan, "The Boxer", de Paul Simon, além de uma bela versão para a música "Dust in the Wind", do Kansas, incluída na trilha sonora da novela "Páginas da Vida".

Em 2008, depois de quatro álbuns independentes, a artista foi contratada pela Universal Music, que apostou em seu talento no CD "Pássaro de Fogo", com 15 canções autorais e produção de Marcus Vianna, Márcio Monteiro e da própria cantora. Com esse disco, Paula Fernandes ganhou um disco de platina dupla passeando por baladas românticas, arrasta-pés, bailões e toadas tradicionais do cancioneiro popular interiorano. Pela gravadora, lançou também "Paula Fernandes Ao Vivo", "Meus Encantos", "Um Ser Amor", "Encontros pelo Caminho" e "Amanhecer".

"Paula Fernandes Ao Vivo", de 2011, foi o primeiro disco ao vivo da cantora, com repertório baseado no CD "Pássaro de Fogo", canções inéditas e outras melodias de seu acervo sentimental, além das participações especiais de Leonardo, Victor e Leo e Marcus Vianna. Nesse ano, conquistou importantes prêmios como o Multishow (melhor cantora e melhor artista sertanejo), Meus Prêmios Nick (cantora favorita), Troféu Imprensa (melhor cantora), Prêmio Quem (melhor cantora do ano) e Capricho Awards (revelação do ano). Recebeu ainda duas indicações ao Grammy Latino (Melhor Álbum de Música Sertaneja e Melhor Artista Revelação), além de ter participado da festa de premiação, onde se apresentou ao lado do cantor porto-riquenho Romeo Santos.

"Meus Encantos" (2012), com 15 canções inéditas, revelou os sucessos "Se o Coração Viajar" e "Eu Sem Você", músicas que não podem faltar em nenhuma apresentação da cantora. Paula dividiu a autoria e os vocais com Zé Ramalho na canção "Harmonia do Amor" nesse CD, que lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de música sertaneja. Com a turnê baseada nesse disco, venceu o Prêmio Multishow de melhor show em 2013.

"Um Ser Amor", lançado em CD e DVD ao vivo pelo Multishow em 2014, reuniu canções inéditas, releituras de seus sucessos e participações especiais de Zezé Di Camargo e Luciano e Roberta Miranda. A música que dá nome ao disco fez parte da trilha sonora da novela Amor à Vida, da Rede Globo. Já a turnê de mesmo nome, que rodou o país, contou com a direção geral da própria cantora. Paula recebeu duas indicações ao Grammy Latino com esse projeto: melhor canção brasileira e melhor álbum da música sertaneja.

O projeto "Encontros pelo Caminho", de 2014, foi lançado em CD e DVD com parcerias inéditas e colaborações marcantes de sua carreira. Nesse projeto, que recebeu o disco de ouro em Portugal e de platina no Brasil, a cantora dividiu o microfone com Shania Twain, Juanes, Zé Ramalho, Victor e Leo, Leonardo, Marcus Viana, Chitãozinho & Xororó, Michel Teló e Zezé di Camargo, entre outros artistas.

No segundo semestre de 2015, Paula lançou "Amanhecer", disco de inéditas com 12 composições próprias que foram do country ao xote e do pop ao eletro, mesclando sua intensidade característica com um estilo mais leve. Em uma das faixas, "Pedaço de Chão", sua composição com Victor Chaves (da dupla com Leo), a cantora repetiu a parceria nos vocais com Almir Sater. No Grammy Latino 2015, fez dueto com o astro espanhol Alejandro Sanz e participou ainda de homenagem ao rei Roberto Carlos, que foi eleito a Personalidade do Ano.

Em 2016 deu início à turnê "Amanhecer" e gravou o DVD "Amanhecer – Ao Vivo" em abril, no Citibank Hall, em São Paulo, com participação especial da Sandy. O registro conta com as canções do CD de mesmo nome e algumas releituras de grandes sucessos.

Paralelamente à turnê "Amanhecer", em 2017 iniciou o show "Acústico – Voz e Violão", mais intimista e sem repertório fixo, fazendo com que o público se sinta na sala de casa com a cantora. Com os dois espetáculos viajando pelo Brasil durante todo o ano, a cantora iniciou 2018 planejando a nova turnê, nomeada de "Jeans", que estreou no Rio de Janeiro, em agosto, com casa cheia. A ideia é dar continuidade ao trabalho autoral que está fazendo, muito mais leve, acessível e despojado. Assim como o jeans é algo atemporal, presente na vida de todos, podendo ser casual ou despojado, sem restrições de uso.

Em maio a cantora lançou o primeiro single do projeto "Jeans", a música "Beijo Bom", composta pela artista em parceria com Bruno Caliman e Rafael Torres. A canção une as características mais marcantes de Paula: sua voz forte e aveludada e seu violão, instrumento no qual compõe a maioria de suas obras. O clipe, gravado na Casa das Caldeiras, em São Paulo, traz um belo e aconchegante cenário, onde as cenas de Paula se mesclam com as do casal que está sempre em busca um do outro, até que se encontram, sendo o beijo o ápice.

Atualmente, Paula Fernandes é referência musical, principalmente, no segmento sertanejo. Ao longo de sua trajetória, já vendeu mais de 5,6 milhões de cópias de CDs e DVDs, fez parcerias com grandes nomes da música internacional como Plácido Domingo, Juanes, Alejandro Sanz, Taylor Swift, Shania Twain e Michael Bolton, entre outros, emplacou mais de 20 músicas em trilhas sonoras de novelas e filmes, recebeu importantes prêmios e indicações, estreou nove campanhas publicitárias e realizou mais de dez turnês internacionais.

Biografia
Autobiografia
Memórias

Livros publicados por Paula Fernandes (1) ver mais
    Pássaro de Fogo


Estatísticas
Seguidores3
Leitores80
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

15%

85%

Srta. Oliver
cadastrou em:
25/09/2018 18:46:33
Doug
editou em:
02/10/2018 00:32:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR