Jean-Pierre Changeux


5.0
1 avaliações

Nascimento: 06/04/1936 | Local: França - Domont

"Jean-Pierre Changeux foi um pioneiro no estudo de neurotransmissores e é o autor de um dos artigos mais citados em biologia molecular, Sobre a natureza das transições alostéricas . Sua proposta é que os receptores das células cancerosas funcionem como os neurotransmissores do cérebro. É tudo começou em 1955, quando ele entrou na Ecole Normale Superieure , em Paris, onde ele mais tarde se formou em 1957 e um mestre 's grau em 1958. Em 1964, ele obteve o seu doutoramento com uma tese dirigida por biólogos Jacques Monod e François Jaco, que um ano Em seguida, eles ganhariam o Prêmio Nobel de Medicina.

Depois de estudar na Universidade de Berkeley e da Universidade de Columbia, ele retornou a Paris para ser nomeado chefe do Laboratório de Neurobiologia Molecular no Instituto Pasteur e professor no Collège de France, as duas instituições que são suas casas ao longo da vida . Receber as mais altas distinções, membro de prestigiadas instituições científicas francesas e estrangeiras, e várias vezes decoradas para o seu trabalho de pesquisa no campo da neurobiologia, Changeux é um cientista criativo considerável, autor de mais de 700 artigos científicos e vários livros relacionados com a neurociência, ética e as artes, entre as quais se destacam O homem neuronal , Matéria de reflexão , Razão e prazer ,A fisiologia da verdade , As paixões da alma , O verdadeiro, o belo, o bom e um trabalho coletivo, Fundamentos naturais da ética .

O Changeux sempre entende a ciência do interior da cultura, embora nunca deixe de reivindicar uma visão fisiológica , como diz, baseada em mecanismos moleculares. Suas preocupações sempre se concentraram na tentativa de reunir as ciências do homem e da sociedade com as do cérebro em uma dinâmica profundamente humanista. Desta forma, ele tem conseguido comunicar suas construções científicas com força em seus livros de divulgação e tem sido uma referência de importância fundamental para muitas áreas da ciência."

Biologia
Medicina e Saúde

Livros publicados por Jean-Pierre Changeux (7) ver mais
    O Verdadeiro, o Belo e o Bem
    Neurobiology of Human Values
    Matéria e Pensamento
    Uma Etica Para Quantos?
    Conversations on Mind, Matter, and Mathematics (Paper)
    Fundamentos Naturais da Ética


Estatísticas
Seguidores2
Leitores139
Avaliações 5 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

L
cadastrou em:
09/12/2018 12:57:48
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR