Junito de Souza Brandão




Editar

Junito de Souza Brandão


5.0
4 avaliações

- 15/05/1995 | Local: Brasil - Rio de Janeiro - Aperibé

Mitólogo nascido na pequena cidade de Aperibé, no Estado do Rio de Janeiro, o professor Junito Brandão (1924-1995) sempre demonstrou vocação para ser um grande estudioso e pesquisador.

Destacou-se na escola de zona rural, onde poucos chegavam a concluir o ensino fundamental. Sua professora, na ocasião, declarou a seus familiares que não teria mais o que lhe ensinar, pois ele já havia adquirido conhecimento igual ao dela.
Tamanho era seu brilhantismo e paixão pelo conhecimento, que deu continuidade a seus estudos, de forma a ser considerado o maior conhecedor de literatura grega e latina e de mitologia grega.

Sua trajetória foi lapidada por sua passagem pelo Noviciado no Colégio Anchieta em Nova Friburgo-RJ e pela formação superior na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Clássicas na Universidade do Estado da Guanabara em 1948. Posteriormente, Prof. Junito cursou Arqueologia, Epigrafia e História da Grécia na Universidade de Atenas, complementando sua formação com o curso de Direito.

Seus primorosos conhecimentos de maior mitólogo brasileiro, professor e escritor, foram partilhados na PUC–Rio, Universidade Gama Filho, Santa Úrsula, UERJ e outras instituições. Atuou como Diretor da Academia Brasileira de Teatro do Rio de Janeiro de 1956 a 1971. Ocupou a cadeira 35, Patrono João Ribeiro, da Academia Brasileira de Filologia e, também, foi membro da Sociedade Propagadora das Belas Artes, Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e do Instituto Internacional de Heráldica e Genealogia.
Na PUC-Rio, Prof. Junito foi pioneiro em criar a Cátedra de Mitologia Grega e Latina em uma universidade brasileira (1960).

Em sua produção literária, destacam-se várias obras, entre elas: “Teatro Grego: Tragédia e Comédia”, “Os Idílios de Teócrito” e as “Bucólicas de Vergílio”. Também produziu importantes dicionários, livros didáticos, como “Latim para o Ginásio”, e traduções do grego, como “A Rãs”. Outro título, de autoria do Prof. Junito, que merece destaque é a obra “Mitologia Grega”, em 3 volumes, que faz parte, entre outras obras, do acervo da Biblioteca da PUC-Rio.

História

Livros publicados por Junito de Souza Brandão (16) ver mais
    Mitologia Grega: Caixa 3 Volumes
    Dicionário Mítico-Etimológico: Volume Único
    Mitologia Grega - vol. I
    Mitologia Grega - vol. II
    Mitologia Grega - vol. III
    Teatro Grego: Tragédia e Comédia


Estatísticas
Seguidores5
Leitores1.289
Avaliações 5 / 4
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

42%

58%

João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR