Jessier Quirino


5.0
3 avaliações

Nascimento: 30/04/1954 | Local: Brasil - Paraíba - Campina Grande

Jessier Quirino é um poeta, compositor e intérprete brasileiro, que faz uso de um linguajar nordestino utilizado como um recurso cômico além de expressar a rica cultura popular existente no sertão nordestino.

Nasceu em Campina Grande, no estado da Paraíba, no dia 30 de abril de 1954. Foi aluno do Instituto Domingos Sávio e do Colégio Pio XI. Com 11 anos ingressou na Escola de Artes. Após concluir o ensino secundário mudou-se para a cidade do Recife, onde estudou no Colégio Esuda. Com 16 anos aprendeu sozinho a tocar violão.

De volta ao seu estado, ingressou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Paraíba, onde se graduou em 1982. Em 1983 fixou residência na cidade de Itabaiana. Durante vários anos exerceu sua profissão de arquiteto. Começou a compor, segundo ele, sob a influência da poesia matuta de Zé da Luz e de Zé Laurentino, do cantar dos repentistas e da convivência com os sertanejos do interior da Paraíba.

Em 1998 lançou seu primeiro livro de poesias “Paisagem do Interior” e desde então virou artista de palco, fazendo apresentações em teatros, universidades, clubes, grandes convenções, festivais de repentistas etc. Seu trabalho com a rima e a métrica tem sido estudado nas salas de aula. Por duas vezes sua obra foi tema do vestibular da Universidade Católica de Pernambuco. Seus livros infantis: “Chapéu Mau e Lobinho Vermelho” e “Miudinha” foram adotados no programa Educação de Jovens e Adultos do MEC, para o Estado de Pernambuco.

Jessier Quirino deixou a arquitetura de lado e segue a carreira de poeta compositor e artista de palco. Já participou de diversos programas de rádio e Televisão. Suas apresentações são acompanhadas dos filhos músicos: Vitor Quirino (no violão) e Matheus Quirino (percussão). O artista se autodenomina: “Arquiteto por profissão, poeta por vocação e matuto por convicção”.

Contos
Literatura Brasileira
Poemas
poesias

Livros publicados por Jessier Quirino (11) ver mais
    Galos de Campina
    O Causo da Cobra Branca
    Papel de Bodega
    Berro Novo
    Chapéu Mau e Lobinho Vermelho
    Bandeira Nordestina


Estatísticas
Seguidores5
Leitores480
Avaliações 5 / 3
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR