Miguel Paiva


4.5
2 avaliações

Nascimento: 19/01/1950 | Local: Brasil - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Miguel Paiva (Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 1950) é um cartunista, diretor de arte, escritor, autor de teatro, ilustrador, publicitário, diretor, roteirista e comentarista de televisão, roteirista de cinema e jornalista brasileiro.

Começou a escrever aos dezesseis anos, para o Jornal dos Sports. Trabalhou no seminal jornal de humor carioca O Pasquim. Publicou inúmeros livros, tanto no Brasil quanto no exterior, como As memórias de Casanova e livros de História do Brasil. Escreveu musicais em parceria com Zé Rodrix e fez vários cenários e figurinos para o teatro.

Publicou cinco livros em parceria com Luís Fernando Veríssimo, sobre as aventuras do detetive Ed Mort; com a personagem Radical Chic, publicou Radical Chic (vol. I e II), Almanaque da Radical Chic e o Livro de pensamentos da Radical Chic;com o personagem Gatão de Meia Idade publicou os livros Gatão de Meia- Idade (vol. I e II), e Cama de gato (Histórias de cama do Gatão de Meia-Idade). É também autor dos personagens Chiquinha, publicado em O Globo, e Bebel, a Top Top Model, publicado na revista Contigo. Miguel publicou ainda o livro Sentimento masculino.

Viveu na Itália de 1974 a 1980, criando e publicando seus personagens. De volta ao Brasil, morou durante nove anos em São Paulo, voltando para o Rio em 1992, onde vive até hoje.

Durante 1985, Paiva publicou charges políticas no jornal O Globo, principalmente sobre o tumultuado período entre a eleição e a morte de Tancredo Neves. Também satirizou ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan e sua intervenção na Nicarágua sandinista. Trabalhou na adaptação de Uma Rosa com Amor, do SBT, com Tiago Santiago e Renata Dias Gomes.

É casado com a atriz Ângela Vieira

Artes
Biografia
Autobiografia
Memórias
HQ
comics
mangá
Humor
Comédia

Livros publicados por Miguel Paiva (22) ver mais
    Memória do Traço
    Gatão e seus amigos: Papo de homem para homem
    Chiquinha. Família & Cia
    Chiquinha. Escola & Mundo Afora
    Vida Em Cores - Coleção Gatão De Meia-Idade
    Radical Chic: Corpo de Delito


Estatísticas
Seguidores1
Leitores462
Avaliações 4.5 / 2
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR