Ruth Manus




Editar

Ruth Manus


Ruth Olivier Moreira Manus Botto


5.0
7 avaliações

Gêneros Crônicas | Nascimento: 03/06/1988 | Local: Brasil - São Paulo - São Paulo

Ruth Olivier Moreira Manus Botto (São Paulo, 3 de junho de 1988) é uma advogada, professora universitária, palestrante, colunista e escritora brasileira.

Nascida em São Paulo, graduou-se em Direito na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), onde se pós graduou em Processo do Trabalho e cursou o mestrado.[1] Viveu em Paris, onde estudou língua e civilização francesa na Sorbonne Université e em Roma, onde cursou pós graduação em Direito Coletivo do Trabalho da Università di Roma Tor Vergata. Em Portugal, fez uma pós graduação em Direito Europeu e hoje cursa o doutoramento em Direito Internacional, ambos na Universidade de Lisboa. É professora de Direito do Trabalho e Direito Internacional[2].

Casada com o empresário português Filipe Botto, Ruth Manus mora em Lisboa desde 2014.

Ruth começou a publicar textos no seu blog no Estadão em 2014 e em 2016 tornou-se colunista do Caderno 2 do jornal, ao lado de figuras como Ignácio de Loyola Brandão e Leandro Karnal[3]. Também teve passagem no Correio da Bahia. Hoje, Ruth tem uma coluna na Revista Glamour[4] e escreve para o jornal português Observador. Seus conteúdos já foram reproduzidos pelo Courrier International (França).

Além das crônicas, a escritora acumula 4 livros publicados no Brasil: “Pega lá uma chave de fenda: E outras divagações sobre o amor”, “Um dia ainda vamos rir de tudo isso”, "Coisas que ninguém conta a um estudante de Direito" (em parceria com o seu pai, Pedro Paulo Manus) e “Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas”. Também é autora de “Modéstia à Parte”, publicado em Portugal.

Em paralelo aos textos, ao seu doutorado em Direito Internacional e a carreira jurídica, Ruth dá palestras sobre feminismo, mulheres no mercado de trabalho e as desigualdades sociais e de gênero[5].Também aborda o tema das novas gerações.

Em 2016 participou do TEDx São Paulo, no qual proferiu a palestra A Escalada do Vulneráveis, que conta com mais de 200 mil visualizações no YouTube[6].

Em 2019, seu workshop de escrita criativa – até então presencial – foi transformado em curso online.


Livros publicados por Ruth Manus (7) ver mais
    10 histórias para tentar entender um mundo caótico
    40 pequenos desabafos
    Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas
    Coisas que Ninguém conta a um Estudante de Direito
    UM DIA AINDA VAMOS RIR DE TUDO ISSO
    Modéstia à Parte


Estatísticas
Seguidores16
Leitores5.075
Avaliações 5 / 7
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

9%

91%

Évelin Noah
cadastrou em:
01/05/2020 17:42:48
Évelin Noah
editou em:
01/05/2020 18:32:06