Abel Barros Baptista


0.0
0 avaliações

| Local: Portugal - Vila Nova de Gaia

Abel Barros Baptista é professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Tem publicado diversos livros sobre as literaturas portuguesa e brasileira. Destacam-se os seus trabalhos sobre Camilo Castelo Branco e três livros sobre Machado de Assis, publicados no Brasil.
Colunista da revista Ler, foi, entre 1997 e 2008, director-adjunto da revista Colóquio/Letras. Colaborou, como crítico, cronista e articulista, em jornais e revistas de Portugal e do Brasil (Expresso, Público, Folha de S. Paulo). Concebeu e dirigiu, para a Livros Cotovia, a colecção Curso Breve de Literatura Brasileira, em 14 volumes.
É autor de vários livros de ensaio literário, o primeiro dos quais, O Professor e o Cemitério, obteve o Prémio Revelação de Ensaio da APE. Com Em Nome do Apelo do Nome receberia o Prémio Pen de Ensaio e, com Autobibliografias, o Grande Prémio de Ensaio Literário da APE. Publicou várias colectâneas de ensaios: A Infelicidade pela Bibliografia, Coligação de Avulsos, Ensaios Facetos e De Espécie Complicada. Escreveu com Luísa Costa Gomes um romance cómico em forma epistolar, O Defunto Elegante.

Contos
Crônicas
Ensaios
Romance

Livros publicados por Abel Barros Baptista (7) ver mais
    Obnóxio (Cenas)
    MACHADO DE ASSIS, 3 VOLUMES
    O livro agreste
    Seria uma Rima, Não Seria uma Solução
    Autobibliografias
    A formação do nome: duas interrogações sobre Machado de Assis


Estatísticas
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Valtemario
cadastrou em:
25/11/2020 06:56:16
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR