Ann Radcliffe




Editar

Ann Radcliffe


Ann Ward Radcliffe


4.9
14 avaliações

Nascimento: 09/07/1764 - 07/02/1823 | Local: Inglaterra,Reino Unido - Londres - Holborn

Seu nome real era Ann Ward e nasceu em Holborn, Londres, filha de um comerciante. Contraiu casamento com William Radcliffe, editor do English Chronicle na cidade de Bath, no ano 1788. Não tiveram filhos. Só por se distrair, Ann começou a escrever histórias, sendo animada por seu marido.

Publicou The Castles of Athlin and Dunbayne em 1789, ambientada na Escócia, recebendo escassa atenção por parte da crítica e o público. Esta obra no entanto fixou o tom que predominaria no resto de sua produção, na qual sempre aparece alguma inocente e heroica jovem no marco de um tétrico e misterioso castelo em mãos de um ainda mais misterioso senhor de escuro passado.

Nos anos seguintes escreveu outras quatro novelas, ambientadas em lugares que resultavam exóticos para seus leitores. Suas novelas foram tremendamente populares entre a classe alta e meia alta, e eram literalmente devoradas pelas jovens senhoritas que se sentiam identificadas com suas intrépidas heroínas. Assim, escreveu: A Sicilian Romance (1790), The Romance of the Forest (1791), Os mistérios de Udolfo (The Mysteries of Udolpho) (1794) e O italiano (The Italian) (1796). Igualmente, escreveu um volume descrevendo suas viagens a Holanda, Alemanha e o Lake District.

O sucesso de The Romance of the Forest (traduzido por ‘O idilio do bosque’) colocou a sua autora como máximo exponente da novela histórica. Suas últimas novelas acordaram ainda maior interesse, o que trouxe consigo um grande número de imitadores de todo o tipo. Jane Austen parodiou The Mysteries of Udolpho (‘Os mistérios de Udolfo’) em sua obra A abadia de Northanger, à qual conhecia e admirava. Radcliffe influiu também, entre outros, ao grande novelista escocês Sir Walter Scott e à pensadora Mary Wollstonecraft.

Ann Radcliffe morreu o 7 de fevereiro de 1823 de insuficiência respiratória, provavelmente derivada de uma pneumonia.

Seu ponto de vista a respeito de si mesma e de seu trabalho apareceu em 1826 baixo o intrigante título 'On the Supernatural in Poetry', by the bate Mrs. Ann Radcliff (traducible por ‘Sobre o sobrenatural em poesia, pela difunta Ann Radcliffe’). Trata-se, no entanto, de um trabalho sério, digno de leitura atenta.

Postumamente foram publicadas uma novela, Gaston de Blondeville e St. Albans Abbey, a Metrical Devaste.

Literatura
Gothic Novel

Livros publicados por Ann Radcliffe (32) ver mais
    O ROMANCE DA FLORESTA
    Romance Siciliano
    Um Romance na Sicília
    The Greatest Gothic Classics
    Deep, Dark & Unsettling
    The Rise of Deathwatch


Estatísticas
Seguidores47
Leitores2.069
Avaliações 4.9 / 14
5
ranking 88
88%
4
ranking 13
13%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

14%

86%

SG1
editou em:
30/06/2016 23:49:45
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR