Guilherme de Ockham




Editar

Guilherme de Ockham


Guilherme de Ockham ou Guilherme de Occam, William of Ockam


4.5
2 avaliações

| Local:

Guilherme de Ockham ou Guilherme de Occam, em inglês William of Ockam (1285 em Ockham, Inglaterra — 9 de abril de 1347, Munique), provavelmente o criador da teoria da Navalha de Occam, foi um frade franciscano, filósofo da lógica e um teólogo escolástico inglês, considerado como o representante mais eminente da escola nominalista, principal corrente das escolas tomista e escotista. Guilherme de Ockham, conhecido como o « doutor invencível » e o « iniciador venerável », nasceu na vila de Ockham, nos arredores de Londres, na Inglaterra, em 1285, e dedicou seus últimos anos ao estudo e à meditação num convento de Munique, onde morreu em 9 de abril de 1347, vítima da peste negra.\Occam escreveu sua obra cognominada Ordinatio, esta discorria que todo conhecimento racional tem base na lógica, de acordo com os dados proporcionados pelos sentidos. Uma vez que nós só conhecemos entidades palpáveis, concretas, os nossos conceitos não passam de meios lingüísticos para expressar uma idéia, portanto, precisam da realidade física, para as comprovações. Conceito bastante revolucionário para a época, a Navalha de Occam defende a intuição como ponto de partida para o conhecimento do universo.

Occam com destreza conseguiu demonstrar que o "Duns Scotus", princípio da economia, conhecido como a "navalha de Occam", estabelece que "as entidades não devem ser multiplicadas além do necessário, a natureza é por si econômica e não se multiplica em vão".

Filosofia

Livros publicados por Guilherme de Ockham (4) ver mais
    Pensamento Franciscano Volume VI
    Guilherme de Ockham
    Brevilóquio Sobre o Principado Tirânico
    Tomás de Aquino/Dante/Duns Scot/Ockham


Estatísticas
Seguidores1
Leitores196
Avaliações 4.5 / 2
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

58%

42%

Neto
cadastrou em:
27/11/2010 01:05:56
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR