Bill Willingham


4.8
54 avaliações

| Local: Estados Unidos - Virginia - Fort Belvoir

Para Bill Willingham, fantasia e realidade sempre estiveram ligadas. Uma de suas grandes memórias de infância é ter sido apresentado ao Tarzan do cinema, Johnny Weissmuller, como um dos parceiros de golfe de seu pai.
Um pouco mais velho, Willingham despontou para o mundo artístico na década de 1970 desenhando capas de livros de RPG e ficção fantástica para a TSR, editora que publicava o famoso jogo Dungeons & Dragons. O seu primeiro trabalho nas histórias em quadrinhos veio na década seguinte, quando criou, escreveu e desenhou a série Elementals para a editora Comico.

Só que Elementals não foi exatamente um sucesso de público (apesar de um punhado de leitores ter ótimas memórias da série). E, a não ser por algumas histórias do Lanterna Verde, a HQ erótica Ironwood e a curtíssima e autoral Coventry, Willingham quase caiu no esquecimento. Mas já em Coventry, publicada pela Fantagraphics, uma das principais ideias do autor ia tomando forma: a de personagens e criaturas mágicas habitando uma versão alternativa dos Estados Unidos. Era o embrião do que seria Fábulas, anos depois.

O protagonista de Coventry era o herói da mitologia nórdica Beowulf, personagem que ainda estrelaria alguns livros curtos escritos por Willingham. Ele também publicou o romance de fantasia Down the Mystery River junto ao coletivo de escritores que ajudou a fundar, chamado Clockwork Storybook. No fim dos anos 1990, se restabelecia como escritor e publicava a série Pantheon, para a editora Lone Star Press. Sua reputação foi crescendo, o que o levou a entrar de cabeça nos quadrinhos fantásticos da DC Comics.

Seu primeiro título para a linha Vertigo foi a minissérie Proposition Player, sobre Joey Martin, um jogador de baralho experiente que precisa vencer um carteado no qual as almas de 32 pessoas estão em jogo. Na sequência, uma edição especial da série The Dreaming, baseada no mundo de Sandman, o divertido especial Sandman Apresenta – Tudo o que Você Sempre quis Saber sobre Sonhos… mas Tinha Medo de Perguntar. Ele também fez especiais com personagens de Sandman como Merv Cabeça de Abóbora e duas minisséries com a bruxa Thessaly, a antiga amante de Morpheus.

Foi o que abriu as portas para que ele criasse sua série mais famosa, Fábulas, que se iniciou em 2002 e continua sendo publicada. Na história, os personagens dos contos de fada, como Branca de Neve, Lobo Mau, Príncipe Encantado e Barba Azul, vivem sob disfarce em Nova York depois de terem sido expulsos do mundo das fadas pelos exércitos de uma criatura maligna conhecida apenas como “O Adversário”.

A série vem sendo um sucesso e tanto de crítica — tendo colecionado 15 (!) prêmios Eisner por arcos de história, roteiros, arte e capas — quanto de público, sendo uma das revistas mais vendidas do selo. A Vertigo investiu na série, convidando Willingham a criar edições especiais, uma premiada graphic novel (Fábulas – Mil e Uma Noites), uma outra série no mesmo universo, Jack of Fables, e até o primeiro livro em prosa da linha, Peter & Max – A Fables Novel, que sai este ano nos EUA.

Willingham, desde que começou Fábulas, também envolveu-se com o Universo DC tradicional, tendo escrito dois anos da revista de Robin e criado a série de heróis místicos Pacto das Sombras. Na Vertigo, ele também relançou a clássica série de terror House of Mystery, ao lado do escritor Matthew Sturges, em 2008. Bill Willingham atualmente vive em Las Vegas, tem um site oficial pouco atualizado, http://www.billwillingham.com, e costuma responder aos fãs no fórum http://www.clockworkstorybook.net/forum/

fantasia

Livros publicados por Bill Willingham (316) ver mais
    Fables: The Deluxe Edition Book Fourteen
    Fables: The Deluxe Edition Book Fifteen
    Lark
    Fábulas Vol. 22
    As Mais Belas Fábulas Vol. 4
    Fables: The Deluxe Edition Book Thirteen


Estatísticas
Seguidores69
Leitores4.896
Avaliações 4.8 / 54
5
ranking 83
83%
4
ranking 14
14%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Trid Otaku
cadastrou em:
02/12/2010 21:46:37
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR