Elisa Lucinda


4.5
35 avaliações

Gêneros Poesia, Contos. | Nascimento: 02/02/1958 | Local: Brasil - Espírito Santo - Vitória
Elisa Lucinda dos Campos Gomes nasceu num domingo, 2 de fevereiro de 1958, em Vitória do Espírito Santo,. Aos onze anos de idade, ingressa no Curso de Interpretação Teatral da Poesia, ministrado pela professora Maria Filina Salles Sá de Miranda, quando começa a declamar poesias.Ainda no Espírito Santo, se formou em jornalismo em 1982 e chegou a exercer a profissão. Mudou-se para o Rio de Janeiro junto do filho Juliano, numa vila da Tijuca, em 1986, disposta a seguir a carreira de atriz. Ingressa no Curso de Interpretação Teatral da Casa de Artes de Laranjeiras (CAL). Trabalhou em algumas peças, como “Rosa, um Musical Brasileiro”, sob direção de Domingos de Oliveira, e “Bukowski, Bicho Solto no Mundo”, sob direção de Ticiana Studart. Integrou o elenco do filme A Causa Secreta, de Sérgio Bianchi. Seu primeiro trabalho na televisão foi na telenovela Kananga do Japão, em 1989, na extinta TV Manchete.

Sempre atuando em teatro, cinema e televisão, publicou seu primeiro livro de poesia O Semelhante, em 1994. Este foi um passo para que a peça de mesmo nome, onde ela dizia seus versos e conversava com a platéia, permanecesse em cartaz durante seis anos, no Brasil e no exterior.

No mesmo formato, apresentou “Eu te amo Semelhante” e atualmente excursiona pelo país com mais um espetáculo solo, “Parem de falar mal da rotina”, sucesso de crítica e público no Fórum Internacional de Culturas, Barcelona, em 2004. Recentemente esteve representando o Brasil na XIV Feira do Livro de Cuba – 2005.

Popularizando a poesia comseu jeito coloquial de escrevê-la e dizê-la, sua presença cênica tanto no palco como na tela é impressionante.



Elisa Lucinda é considerada um dos maiores fenômenos da poesia brasileira. A menina transparente, poema que marca sua estréia na literatura infantil, recebeu Prêmio Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.

Reconhecida pela sua literatura poética (O semelhante, Eu Te Amo e Suas Estréias, os infantis A menina transparente, Lili a rainha das escolhas, O órfão famoso, O menino inesperado e seus mais recentes livros Cinqüenta poemas escolhidos pelo autor, Contos de Vista e seu mais novo livro A Fúria da Beleza), além de seus espetáculos, recitais e workshops apresentados no Brasil e exterior; por seus trabalhos na área de recursos humanos junto à diversas empresas e instituições como Petrobrás, Banco Real, Fiocruz e por seus recentes trabalhos: na televisão, onde viveu a cantora Pérola em “Mullheres Apaixonadas” - novela de Manoel Carlos no horário nobre na Rede Globo, "Páginas da Vida" também de Manoel Carlos, ; no cinema, como protagonista ao lado da amiga e atriz Zezé Polessa, no filme “Alegres comadres” (lançado no Festival BR de Cinema 2003); Elisa ainda mantém a “Escola Lucinda de Poesia Viva” onde ensina interpretação teatral da poesia seguindo o lema: “Falando poesia sem ser chato”.

(...)

A notável Capixaba vem ao longo de sua carreira presenteando o público com seu jeito peculiar e natural de falar poesia sem representar o verso mas apresentando as emoções que as palavras podem proporcionar... Compartilhe com Elisa Lucinda de seus versos! Brindemos à vida!


Livros publicados por Elisa Lucinda (14) ver mais
    Livro do Avesso
    Vozes Guardadas
    Fernando Pessoa
    Poesia dos Bancários - Antologia III
    Parem de Falar Mal da Rotina
    A Poesia do Encontro


Estatísticas
Seguidores46
Leitores1.959
Avaliações 4.5 / 35
5
ranking 69
69%
4
ranking 18
18%
3
ranking 6
6%
2
ranking 4
4%
1
ranking 4
4%

21%

79%

Rafael Rosa
cadastrou em:
17/06/2010 23:31:22