Paulo Emílio Sales Gomes


5.0
4 avaliações

Gêneros História, Crítica, Cinema | Nascimento: 17/12/1916 - 09/09/1977 | Local: Brasil - São Paulo
Ainda muito jovem começou a participar ativamente da vida política e cultural da cidade de São Paulo e, com sua atuação e seus escritos, abriu novas perspectivas para a crítica cinematográfica no Brasil.
Paulo Emílio foi preso pela repressão de Getúlio Vargas, após a Intentona Comunista de 1935, mas escapou e fugiu para a Europa, onde passou dois anos. De volta ao Brasil, matricula-se na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) e funda o primeiro clube de cinema, que foi fechado algum tempo depois pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Ele também organizou e dirigiu a filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, instituição transformada na Cinemateca Brasileira dez anos mais tarde. Participa da Revista Clima que iria reunir alguns dos futuros críticos de arte e literatura paulistas.
Em 1946 foi estudar em Paris, como bolsista do governo francês. A partir da década de 1960, organizou mostras de filmes em Brasília, que originaram posteriormente o Festival de Brasília de Cinema Brasileiro.
Em 1965 criou o primeiro curso superior de cinema, na Universidade de Brasília, iniciativa infelizmente encerrada por causa da cassação de vários professores. Três anos depois tornou-se professor de História do Cinema Brasileiro no curso de cinema da Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi casado com a escritora Lygia Fagundes Telles.


Livros publicados por Paulo Emílio Sales Gomes (10) ver mais
    O Cinema no Século
    Vigo, Vulgo Almereyda
    Capitu
    Cemitério
    A Personagem de Ficção
    Três Mulheres de Três PPP


Estatísticas
Seguidores3
Leitores1.425
Avaliações 5 / 4
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%