Menalton Braff




Editar

Menalton Braff


Menalton João Braff


5.0
7 avaliações

Gêneros romance, contos, literatura infanto-juvenil | Nascimento: 23/07/1938 | Local: Brasil - RS - Taquara
Menalton João Braff (Taquara, 23 de julho de 1938) é um contista, romancista e novelista brasileiro, vencedor do Jabuti 2.000. Tem 23 livros publicados, dos quais dois com pseudônimo (Salvador dos Passos). Além das publicações individuais, Menalton é co-autor em diversas coletâneas de conto como "Vou te contar", em homenagem a Tom Jobin. Sua formação ginasial e clássica deu-se entre as cidades de Taquara e Porto Alegre-RS, em uma época em que já se interessava por literatura e militância política, o que, após o Golpe Militar de 1964, resultou em sua perseguição durante a ditadura militar, sendo obrigado a abandonar o curso de Economia, na antiga URGS, para desaparecer como cidadão por alguns anos.

Apenas após a anistia, quando pôde voltar a usar seu nome verdadeiro, é que foi buscar estudo acadêmico de Letras em curso da Universidade São Judas Tadeu (em São Paulo), começando a lecionar, na mesma universidade, como professor assistente, enquanto fazia o curso de pós-graduação lato sensu em Literatura Brasileira.

Logo após, em 1984, motivado pelo seu patriotismo, publicou seus dois primeiros livros sob o pseudônimo Salvador dos Passos (nome de seu bisavô), com o intuito de ocultar o sobrenome de origem européia. Por isso constam nesta página apenas 19 livros seus e 1 de autoria coletiva, embora ele já tenha publicado 21 livros de autoria individual.

Viria a abandonar o pseudônimo apenas em 1999, quando publicaria aquele com o qual viria a ganhar o Prêmio Jabuti de Literatura em 2000, na categoria "Livro do Ano - Ficção": o livro de contos À Sombra do Cipreste.

A partir daí, sua produção se intensificou. Atualmente, Braff alterna seu tempo entre o magistério, a escrita, conclaves culturais e palestras, além de ser membro e ex-presidente da Academia Ribeiraopretana de Letras (da cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo). Reside desde 1987 em Serrana, cidade satélite de Ribeirão Preto, com sua esposa Roseli Deienno Braff, sua conhecida dos tempos de universidade (Universidade São Judas Tadeu), quando colaboravam para o jornal universitário. Foi professor de Literatura Brasileira no Ensino Médio em escolas particulares de Catanduva, Batatais, Ribeirão Preto, Ituverava e outras.

BLOG: http://blogdomenalton.blogspot.com
PERFIL FACEBOOK: http://www.facebook.com/menalton.braff
PÁGINA FACEBOOK: http://www.facebook.com/menalton.braff.escritor
TWITTER: http://twitter.com/menalton_braff


Livros publicados por Menalton Braff (26) ver mais
    O peso da gravata
    Castelo de Areia
    Antologia UBE
    Vou Te Contar
    O fantasma da segundona
    Pouso do Sossego


Estatísticas
Seguidores11
Leitores1.934
Avaliações 5 / 7
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Revista Macondo
cadastrou em:
27/12/2011 20:09:48
Menalton
editou em:
14/04/2016 18:13:04