Fritz Perls




Editar

Fritz Perls


Friederich Salomon Perls


5.0
8 avaliações

Nascimento: 08/07/1893 - 14/03/1970 | Local: Alemanha - Berlim

Friederich Salomon Perls, também conhecido por Friedrich Perls, ou Fritz foi um psicanalista de origem judaica que desenvolveu uma abordagem da psicologia chamada Gestalt-terapia.
Fritz propôs o conceito de que o desenvolvimento psicológico e biológico de um organismo se processa de acordo com as tendências inatas desse organismo, que tentam adaptá-lo harmoniosamente ao ambiente e também criticava a psicanálise antes mesmo do surgimento da Gestalt-Terapia, podendo ser observado em sua primeira publicação: "The Ego, Hunger and Aggression"(1942), no qual critica a teoria psicanalítica com base em pesquisas sobre percepção e motivação. Neste livro Fritz lança uma importante discordância teórica com relação à psicanálise: a idéia de que a base da agressão e do sadismo está na fase oral e não na fase anal do desenvolvimento infantil.
É também neste livro que Perls lança alguns conceitos básicos do que seria, mais tarde, a Gestalt-terapia: a realidade do aqui e agora, o organismo como totalidade, a unidade organismo/meio, a dominância da necessidade emergente e uma reflexão sobre o conceito de agressão, que é entendida como uma força biológica importante para o crescimento. Um ano após sua publicação foi fundado o Gestalt Institute of New York centro especializado no desenvolvimento da Gestalt-Terapia. É importante salientar que Gestalt e Gestalt-terapia são conceitos diferentes.

Psicologia
Gestalt-terapia.

Livros publicados por Fritz Perls (6) ver mais
    Ego, fome e agressão
    Gestalt-Terapia
    A Abordagem Gestáltica e Testemunha Ocular da Terapia
    Escarafunchando Fritz
    Gestalt-terapia Explicada
    Isto é gestalt


Estatísticas
Seguidores21
Leitores1.685
Avaliações 5 / 8
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Laís Gomes
editou em:
19/10/2022 18:52:25
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR