Fernando Arrabal


4.8
6 avaliações

Nascimento: 11/08/1932 | Local: Espanha - Melilla

Nascido na cidade autônoma espanhola de Melilla, em 11 de agosto de 1932, é um dos principais nomes da Estética do Absurdo. Vive na França desde 1955 e se diz um desterrado.

Dirigiu sete longas, publicou catorze novelas, sete centenas de livros de poesia, vários textos para teatro, ensaios e sua famosa "Carta al General Franco" (publicada durante a vida do ditador). Seu teatro completo, traduzido para as principais línguas do mundo, está publicado em dois volumes de mais de duas mil páginas.

Em 1962, fundou em Paris o Teatro Pânico com Alejandro Jodorowsky e Roland Topor. Influenciado por Luís Buñuel e pelo Teatro da Crueldade de Antonin Artaud e inspirado pelo deus grego Pan (que dá nome ao movimento), o grupo se concentrava em performances caóticas e no desenvolvimento de um imaginário surreal.

Amigo de Andy Warhol e de Tristan Tzara, participou do grupo surrealista de André Breton.

É Trascendent Satrape (Pataphysique) do Collège de Pataphysique desde 1990. Nos últimos 50 anos, apenas quarenta personalidades receberam essa distinção, entre elas: Marcel Duchamp, Eugène Ionesco, Dario Fo, Umberto Eco e Jean Baudrillard.

Mel Gussow, crítico teatral do New York Times, o definiu como o último dos "três avatares do modernismo".

Com suas novelas, ganhou o prêmio Nadal (equivalente ao Goncourt ou ao Pulitzer) e o Nabokov Internacional.

Uma de suas obras dramáticas mais importantes é "O Arquiteto e o Imperador da Assíria", uma obra pânica, escrita na segunda etapa de sua vida dramática. Arrabal é provavelmente o dramaturgo mais representado na atualidade.

Romance
Novela
Conto
Teatro
Ensaio

Livros publicados por Fernando Arrabal (9) ver mais
    Oração
    Um escravo chamado Cervantes
    A Torre Ferida Por Um Raio
    A Torre Ferida por um Raio
    A Virgem Vermelha
    Mitos em Xeque


Estatísticas
Seguidores10
Leitores272
Avaliações 4.8 / 6
5
ranking 86
86%
4
ranking 14
14%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Adriano Candido
cadastrou em:
19/02/2012 06:19:42
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR