István Mészáros


4.9
13 avaliações

Gêneros Política, Economia, História,Filosofia | Nascimento: 19/12/1930 - 01/10/2017 | Local: Hungria - Budapeste
István Mészáros foi um filósofo húngaro e está entre os mais importantes intelectuais marxistas da atualidade. Professor emérito da Universidade de Sussex, na Inglaterra, onde ensinou filosofia por quinze anos, anteriormente foi também professor de Filosofia e Ciências Sociais na Universidade de York, durante quatro anos.

Autor de obra vasta e significativa, ganhador de prêmios como o Attila József, em 1951, e o Isaac Deutscher Memorial, em 1970, Mészáros é considerado um dos mais importantes pensadores da atualidade. Sua experiência como operário que teve acesso aos estudos, na Hungria socialista, em meio às grandes tragédias do século XX, foi possivelmente determinante para a compreensão da educação como forma de superar os obstáculos da realidade: István assim como Donatella, sua companheira desde 1955, sempre militou em defesa da escola das maiorias, das periferias, aquela que oferece possibilidades concretas de libertação para todos.

Mészáros sustenta que a educação deve ser sempre continuada, permanente, ou não é educação. Defende a existência de práticas educacionais que permitam aos educadores e alunos trabalharem as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade na qual o capital não explore mais o tempo de lazer, pois as classes dominantes impõem uma educação para o trabalho alienante, com o objetivo de manter o homem dominado. Já a educação libertadora teria como função transformar o trabalhador em um agente político, que pensa, que age e que usa a palavra como arma para transformar o mundo. Para ele, uma educação para além do capital deve, portanto, andar de mãos dadas como a luta por uma transformação radical do modelo econômico e político hegemônico. Estudioso das obras de Marx, Mészáros alerta que a sociedade só se transforma pela luta de classes, e é necessário romper com a lógica do capital, se quisermos contemplar a criação de uma alternativa educacional significativamente diferente.


Livros publicados por István Mészáros (15) ver mais
    A Montanha que Devemos Conquistar
    O Conceito de Dialética em Lukács
    O poder da ideologia
    A Obra de Sartre
    Estrutura Social e Formas de Consciência II
    A crise estrutural do capital


Estatísticas
Seguidores26
Leitores1.583
Avaliações 4.9 / 13
5
ranking 93
93%
4
ranking 7
7%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Juliana
cadastrou em:
07/08/2012 01:18:06
Juliana
editou em:
17/01/2019 00:14:56