Antônio Lopes de Sá


5.0
2 avaliações

Nascimento: 09/04/1927 - 07/06/2010 | Local: Brasil - Minas Gerais - Belo Horizonte

Maior escritor sobre as Ciências Contábeis. Criador da mais moderna, Científica, Tecnológica e Filosófica doutrina Contábil que é a do Neopatrimonialismo.

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Brasil; Administrador; Economista; Professor Universitário; Escritor. Doutor em Letras, H.C., pela Samuel Benjamin Thomas University, de Londres, Inglaterra, 1999. Com 176 livros publicados no Brasil e no exterior, com aproximadamente 6 milhões de exemplares vendidos e mais de 13.000 artigos, possui diversos prêmios internacionais de mérito e de literatura científica.

Presidente da Associação Científica Internacional de Contabilidade e Economia; Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis de 1992 a maio de 2004; Presidente de Honra do Centro de Estudos de História da Contabilidade, da Apotec, de Portugal. Membro da Real Academia de Ciências Económicas y Financieras, da Espanha. Membro da Academie des Sciences Commerciales, da França. Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. Membro de Honra do International Research Institute of New Jersey, U.S.A. Detentor da maior titulação contábil que se atribui a um profissional, oficialmente, no Brasil, a Medalha de Ouro João Lyra, conferida pelo órgão governamental de fiscalização do exercício da profissão, Conselho Federal de Contabilidade, em Cuiabá, no XII Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Parecerista e Consultor de grandes empresas e do Governo Federal, em assuntos administrativos e contábeis. MÉRITO PROFISSIONAL AMERICANO, conferido por todos os países da América, na Conferência Interamericana de Contabilidade, pela Associação Interamericana de Contabilidade.

COMENDADOR, por Decreto de S. Excia. o Presidente da República do Brasil, com a atribuição da comenda militar, por relevantes serviços prestados à Nação, agraciado com a MEDALHA DO MÉRITO AERONÁUTICO; Conselheiro Consultivo do Conselho Federal de Contabilidade; Conselheiro Consultivo da Fundação Brasileira de Contabilidade; Detentor da CRUZ DO MÉRITO FILOSÓFICO E CULTURAL, comenda oficial pública, constituída por decreto do Governo do Estado de São Paulo, outorgada pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE FILOSOFIA, LITERATURA E ENSINO, em agosto de 1998; Detentor do Prix International Joseph Antonioz, conferido em Roma, em 1964, pelo Conseil International du Plan Comptable International; Presidente dos VII e VIII Congressos Brasileiro de Contabilidade; Presidente da IV Convenção Nacional de Contabilidade. Presidente de Honra do Seminário Interamericano de Contabilidade de Belo Horizonte, 1997. Representante do Presidente da República do Brasil, Gal. João Batista Figueiredo, em grupo de trabalho do Conselho Econômico e Social da ONU-Nações Unidas, em Genebra, 1980. Detentor da insígnia do Mérito Profissional em Administração, categoria científica, outorgado pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. Detentor do Prêmio Internacional de Literatura Científica da revista "Técnica Contable", do Ilustre Colegio Central de Titulados Mercantiles y Empresariales, da Espanha. Membro da Comissão de Honra do VII Congresso Internacional de Custos, realizado em Braga, Portugal, em 1999 (a comissão foi composta com o Governador provincial, o reitor da Universidade do Minho e o Vice-reitor da Universidade Portucalense).

Conselheiro Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade, da Revista da Associação dos professores Universitários de Contabilidade da Espanha, da Revista de Contabilidade da Universidade do Chile, da Revista da Fundação Álvares Penteado, de São Paulo, da Revista de Contabilidade do Rio Grande do Sul e muitas outras. Professor efetivo dos cursos de mestrado da Universidade do Grande Rio – Unigranrio, Rio de Janeiro. Professor efetivo dos cursos de mestrado da Faculdade de Ciências Contábeis da Fundação Visconde de Cairu, de Salvador, Bahia, 1997. Docente do curso de Doutorado da Facoltá di Economia e Commercio, da Universitá degli Studi di Pisa, Pisa, Itália, 1998. Docente de curso de mestrado da Escola Superior de Gestão, da Universidade do Minho, Portugal, 1997. Detentor de insígnias de Honra ao Mérito profissional e cultural outorgadas por mais de 270 associações e entidades de classe e educacionais do Brasil, Argentina, Espanha, Portugal, Itália etc.

Idealizador e Coordenador do maior movimento brasileiro de qualidade cultural científica em nível Universitário, o Prolatino – Seminário Latino de Cultura Contábil. O Professor Antônio Lopes de Sá tem quase mil conferências, realizadas em muitíssimas localidades do Brasil, e mais de uma centena em nível internacional, em: Portugal, Espanha, Itália, Argentina, Uruguai etc, e repetidas vezes em muitas cidades, desde 1950 até a presente data. Detentor de dignidades profissionais e medalhas de ouro outorgadas por todas as entidades de classe contábil dos Estados do Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. Organizou, dirigiu, coordenou e lecionou em mais de 860 cursos e seminários das áreas de suas especialidades tendo exercido o magistério no Brasil e na Europa.

Possui escritório profissional, com equipe associada e especializada para auditoria, consultoria e assessoria de empresas e instituições e presta serviços a importantes organizações nacionais e internacionais, particulares e públicas, sendo, ainda consultor de dezenas de Universidades e entidades profissionais, nacionais e no exterior.

Neopatrimonialismo
Contabilidade Científica
Economia
Administração
Ética

Livros publicados por Antônio Lopes de Sá (95) ver mais
    Perícia Contábil
    Perícia Contábil
    Análise Contábil Gerencial - Como administrar uma empresa com o apoio da análise de informações contábeis
    Normas Internacionais e Fraudes em Contabilidade - Análise Crítica Introdutiva Geral e Específica
    Teoria da Contabilidade
    Corrupção, Fraude e Contabilidade


Estatísticas
Seguidores10
Leitores1.601
Avaliações 5 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Hugo Leonardo
cadastrou em:
04/05/2013 20:24:15
Pri Paiva
editou em:
15/05/2019 18:21:26
Pri Paiva
aprovou em:
15/05/2019 18:21:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR