Ubiratan J. Iorio




Editar

Ubiratan J. Iorio


Ubiratan Jorge Iorio de Souza


4.6
5 avaliações

Nascimento: 24/05/1946 | Local: Brasil - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Ubiratan Iorio é economista, professor da UERJ, articulista do Jornal do Brasil e presidente executivo do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista (CIEEP) e Diretor Acadêmico do Instituto Ludwig von Mises Brasil. Bacharelou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), obtendo o grau de mestre e doutor em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). Foi economista do Banco Central do Brasil e do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da FGV-RJ, além de ter sido pesquisador do Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais (IBMEC).
É professor adjunto do Departamento de Análise Econômica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Leciona também em cursos de MBA da FGV-RJ e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Anteriormente, trabalhou na Faculdade de Economia e Finanças do IBMEC e na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Nos últimos anos tem atuado como colunista de diversos jornais, como o Monitor Mercantil, o jornal O Dia e do Jornal da Tarde. Atualmente escreve para o Jornal do Brasil, tendo escrito mais de 200 artigos para a imprensa brasileira sobre economia, ética e temas sociais.
É também Presidente Executivo do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista (CIEEP), do qual foi sócio-fundador, e Conselheiro do Instituto Federalista.
Representante da Escola austríaca de pensamento econômico, é dos poucos teóricos desta vertente de pensamento atuando na academia brasileira.
Ubiratan Iorio demonstra interesse em tornar acessível ao público lusófono as idéias do liberalismo austríaco. Em seu website disponibiliza powerpoints de cursos que ministra na UERJ, bem como as listas de exercícios, e artigos, de sua lavra, acadêmicos e para a imprensa. Traduziu e distribui (com autorização dos autores) para português powerpoints e artigos de outros "austríacos", como Roger Garrison e Gabriel Zanotti.
Muitas vezes não é recomendável que um interessado em austroliberalismo vá direto à mais completa obra já escrita sobre o assunto, o tratado de economia Ação Humana de Ludwig von Mises. É uma leitura acessível em sua escrita (não usa qualquer gráfico ou equação ao longo de suas mais de mil páginas), mas densa conceitualmente. Caso o leitor não disponha de um cabedal filosófico prévio acerca da questão, percorrer o texto torna-se lento, difícil e pouco proveitoso. Ubiratan Jorge Iorio em seus artigos de divulgação científica (como A teoria austríaca do capital, A teoria monetária austríaca, O processo de mercado, Hayek, o Efeito Ricardo e o Efeito Concertina, Tempo e ignorância - uma visão geral do subjetivismo da escola austríaca de economia) resume, acessibiliza e aplica os conceitos básicos de economia-austríaca, oferecendo tanto um panorama geral para quem deseje apenas um verniz em economia, quanto uma introdução didática para antes da leitura das grandes obras sobre o assunto.
Em A macroeconomia da estrutura do capital dá-nos uma introdução às idéias de Roger Garrison, outra faceta de seu trabalho como educador: trazer os recentes avanços e debates do austroliberalismo na forma de digestos sobre autores contemporâneos (além de acessibilizar, como supracitado, dos clássicos do assunto).

Economia
Política
Ética
Filosofia
Administração
História

Livros publicados por Ubiratan J. Iorio (6) ver mais
    Dos ProtoAustríacos a Menger
    Dez Lições Fundamentais de Economia Austríaca
    Ação, Tempo e Conhecimento
    Ensaios Contra o Vento
    Economia e Liberdade
    Macroeconomia e Política Macroeconômica


Estatísticas
Seguidores9
Leitores502
Avaliações 4.6 / 5
5
ranking 71
71%
4
ranking 29
29%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

74%

26%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
06/09/2013 11:06:11
Marcelo Catanho
editou em:
17/05/2023 15:42:29
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR