Em 'Avaliação - Mito e Desafio', a autora introduz a sua teoria de avaliação mediadora. Tem por objetivo desafiar o mito da avaliação classificatória e ressignificar essa prática com acompanhamento da construção do conhecimento em todos os segmentos do ensino. Apresentando vários exemplos de situações vividas em escolas, Jussara consegue mobilizar o leitor a refletir sobe suas concepções e a indagar-se acerca do verdadeiro significado da ação avaliativa. O livro traz os seguintes assuntos - avaliação e construção do conhecimento; avaliação - mito e desafio; imprecisões da terminologia - o significado do testar e medir; avaliação enquanto mediação; avaliação na pré-escola?; por uma ação libertadora; imagens representativas de avaliação.
Opinião do Leitor:
Rubens Bonatelli Moni / Data: 9/10/2008
Conceito do leitor: | (opine)
A avaliação sinteticamente revelada
De forma clara, sucinta e com grande propriedade a autora revela os novos paradigmas que informam a avaliação mediadora e construtivista. Da crítica à compreensão do processo avaliativo Jussara Hoffmann contribui para um novo enfoque do processo educacional.
Sobre o autor:
HOFFMANN, JUSSARA
Jussara Hoffmann é graduada em Letras pela UFRGS e mestre em Avaliação Educacional pela UFRJ. Atuou como professora e coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental e Médio. Foi professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRGS durante vários anos, onde desenvolveu pesquisas e projetos de extensão na área da avaliação e da educação infantil. Atualmente é consultora em educação e diretora da Editora Mediação de Porto Alegre.
Em 'Avaliação - Mito e Desafio', a autora introduz a sua teoria de avaliação mediadora. Tem por objetivo desafiar o mito da avaliação classificatória e ressignificar essa prática com acompanhamento da construção do conhecimento em todos os segmentos do ensino. Apresentando vários exemplos de situações vividas em escolas, Jussara consegue mobilizar o leitor a refletir sobe suas concepções e a indagar-se acerca do verdadeiro significado da ação avaliativa. O livro traz os seguintes assuntos - avaliação e construção do conhecimento; avaliação - mito e desafio; imprecisões da terminologia - o significado do testar e medir; avaliação enquanto mediação; avaliação na pré-escola?; por uma ação libertadora; imagens representativas de avaliação.
Opinião do Leitor:
Rubens Bonatelli Moni / Data: 9/10/2008
Conceito do leitor: | (opine)
A avaliação sinteticamente revelada
De forma clara, sucinta e com grande propriedade a autora revela os novos paradigmas que informam a avaliação mediadora e construtivista. Da crítica à compreensão do processo avaliativo Jussara Hoffmann contribui para um novo enfoque do processo educacional.
Sobre o autor:
HOFFMANN, JUSSARA
Jussara Hoffmann é graduada em Letras pela UFRGS e mestre em Avaliação Educacional pela UFRJ. Atuou como professora e coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental e Médio. Foi professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRGS durante vários anos, onde desenvolveu pesquisas e projetos de extensão na área da avaliação e da educação infantil. Atualmente é consultora em educação e diretora da Editora Mediação de Porto Alegre.
Pedagogia