Avante, Soldados: para Trás

Avante, Soldados: para Trás Deonísio da Silva


Compartilhe


Avante, Soldados: para Trás





Deonísio da Silva narra a história de amor entre inimigos separados pela Guerra do Paraguai, com personagens históricos verdadeiros - como o visconde de Taunay ou Landell de Moura.

Segundo o prêmio Nobel de literatura José Saramago, "o romance projeta um olhar crítico sobre a Guerra do Paraguai. A ficcionalização deste cruel episódio da história brasileira e latino-americana é feita com distanciamento irônico e revela o grande jogo de interesses que moveram essa guerra. O romance consegue narrar os pequenos grandes dramas do cotidiano, criando personagens complexos e contraditórios, através dos quais consegue sublinhar o absurdo dessa e de todas as guerras. O domínio das técnicas narrativas, o trabalho equilibrado com a tradição e a invenção, a linguagem sólida, sem grandes deslizes, são algumas das qualidades literárias que justificam o Prêmio Casa de Las Américas."

Geografia / História do Brasil

Edições (4)

ver mais
Avante, Soldados: Para Trás
Avante, Soldados: para Trás
Avante, Soldados: para Trás
Avante, Soldados: para Trás

Similares

(10) ver mais
As Guerras dos Gaúchos
São Paulo Deve Ser Destruída
Guerra
A guerra do Paraguai

Resenhas para Avante, Soldados: para Trás (3)

ver mais
on 4/1/11


Esse livro chamou minha atenção, inicialmente, pelo comentário de Saramago em sua contracapa. Quando soube, então, que era um romance ambientado na guerra do Paraguai, meu interesse aumentou. É uma história bem levezinha, de leitura rápida e prazerosa que, além de tudo, traz várias informações verídicas da guerra. Apresenta um panorama, camuflado, simples e crítico tanto da situação geopolítica da época como da guerra em si. Infelizmente, há alguns erros ortográficos e regenciais na... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam3
Avaliações 3.7 / 45
5
ranking 29
29%
4
ranking 29
29%
3
ranking 33
33%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

59%

41%

Murilo
cadastrou em:
17/01/2009 23:38:25