Aves de Arribação

Aves de Arribação Antônio Sales


Compartilhe


Aves de Arribação





Aves de Arribação, de Antônio Sales, é um romance realista com pitadas naturalistas, e é também antecipatório - nos temas e matizes ideológicos - do chamado Romance de 30. Ipuçaba é uma miúda cidade sertaneja, descrita em suas singularidades e desvelada em suas mesquinharias. Sales também aproveita para exercitar sua verve anti-clerical, ao compor a figura do vigário do lugar, o padre Serrão, sujeito "despido de fervor evangélico desde sua ordenação", mantendo uma "sólida indiferença à conduta religiosa de seus paroquianos", mais preocupado com "os proventos que embolsava". Sales apresenta ainda os dois chefetes políticos do lugar, João Ferreira, chefe do Partido Conservador, que fez fortuna e conseguiu cargos por meios escusos, e o simpático chefe liberal, Major Herculano. O padre novo, o simplório Balbino, está nos avios para receber o recém-nomeado promotor de Ipuçaba, Alípio Flávio de Campos, sobrinho que ele ajudou a educar.

Um dos amigos do padre Balbino, frequentador das rodas de gamão na calçada da igreja, é o coletor Asclepíades Oreste de Aconcágua Pinto que, só porque morou em Maranguape, perto da capital, e viajou até o Rio de Janeiro, sempre pontua suas conversas com a frase desdenhosa, "vocês, matutos...!". A cidadezinha fica em polvorosa com a vinda do promotor. As mocinhas casadoiras vêem no jovem e alinhado sobrinho do padre um ótimo partido para levar ao altar. Mas Alípio cai de encantos pela professora, a praciana (porque natural da capital) Bilinha. O caso não é bem de namoro, muito menos pra casar: Alípio e Bilinha, contrariando todas as normas do tempo, têm um tórrido romance erótico. Mas o promotor acaba ficando noivo é da romântica Florzinha, filha do coletor Asclepíades. Porém, o destino de Florzinha não será nem o véu, nem a grinalda. Ela há de murchar e fenecer como as flores do sertão, passado o inverno. "O noivo e a amante tinham-se ido em busca de climas mais amenos e propícios, fugindo de plaga em plaga, como aves de arribação".

Vemos neste livro características do povo cearense;como o costume de montar rodas de amigos para conversarem nos finais de tardes.

Ficção / Literatura Brasileira

Edições (6)

ver mais
Aves de Arribação
Aves de Arribação
Aves de Arribação
Aves de Arribação

Similares

(5) ver mais
Padaria Espiritual
Dolentes
A Padaria Espiritual e Simbolismo no Ceará
O Chão dos Mortos

Resenhas para Aves de Arribação (3)

ver mais
O Ceará é assim.
on 10/1/09


Embora não seja o tipo de literatura que mais gosto, ele mostra o Ceará sem necessariamente falar tanto da seca.... leia mais

Vídeos Aves de Arribação (1)

ver mais
Um fragmento de Aves de Arribação

Um fragmento de Aves de Arribação


Estatísticas

Desejam17
Trocam20
Avaliações 3.2 / 329
5
ranking 13
13%
4
ranking 23
23%
3
ranking 43
43%
2
ranking 16
16%
1
ranking 5
5%

28%

72%

Dyana
cadastrou em:
26/05/2011 01:35:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR