Avódezanove e o segredo do soviético

Avódezanove e o segredo do soviético Ondjaki


Compartilhe


Avódezanove e o segredo do soviético





Na PraiaDoBispo, em Luanda, capital angolana, as crianças brincam nas ruas poeirentas, junto às obras de um enorme mausoléu em forma de foguete. Vez por outra, o maluco EspumaDoMar aparece, a falar sozinho e com as estrelas. AvóCatarina e AvóAgnette - esta também conhecida como AvóDezanove - pouco saem de casa, mas estão sempre a saber o que se passa com os garotos e com os vizinhos, como DonaLibânia e o SenhorTuarles. O oficial Bilhardov ou Camarada Botaedov, como preferem as crianças, vem todo dia à casa da AvóDezanove, com a intenção de se refrescar dos trabalhos de construção e tentar convencê-la a ir embora com ele. O soviético guarda um segredo, que tem a ver com o "tão-longe" de onde ele vem, mas que também pode dizer respeito diretamente aos angolanos.

Neste país africano independente, que conserva marcas da colonização portuguesa, das lutas de libertação e da Guerra Fria, um menino assiste aos acontecimentos cotidianos de um bairro pacato de Luanda, tentando desvendar um segredo que pode salvar o destino, senão do país, ao menos da sua querida PraiaDoBispo e de seus moradores.

Edições (1)

ver mais
Avódezanove e o segredo do soviético

Similares

(14) ver mais
Os Miseráveis - Volume I
Os miseráveis - 3 volumes
O Fazedor de Velhos
Os da minha rua

Resenhas para Avódezanove e o segredo do soviético (1)

ver mais
Estória de criança contada por um Adulto
on 24/4/15


Olhar sensível sobre a África angolana. Uma história vivida e contada por uma criança, que sente o cheiro do vento, inventa palavras e se conecta profundamente com sua origem. O jeito de escrever apaixonante...... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam2
Avaliações 3.9 / 7
5
ranking 29
29%
4
ranking 43
43%
3
ranking 29
29%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Eduardo
cadastrou em:
03/12/2009 14:06:25