Azagaia

Azagaia André Capilé


Compartilhe


Azagaia





O que pode uma arma? O que pode um livro de poemas? Em Azagaia, novo trabalho de André Capilé, não encontramos respostas para essas perguntas, mas outras dúvidas ainda maiores. Se a azagaia é uma lança curta, que pode ser usada em arremessos na caça ou na pesca, o livro de André Capilé dialoga com sua etimologia ao colocar em prática esses arremessos sempre em duas direções: à origem (incerta) e ao futuro (incerto). O que pode uma arma que se arremessa contra as memórias?

Azagaia é um livro de memórias, e se inscreve sintatica e imageticamente tendo como base essa violência do narrar. Pelo movimento dos poemas, vemos a lança que se joga desde a casa da infância, em uma origem que é a do próprio ventre e a da língua materna, mas que se espatifa na rua, rua essa coberta de crianças que correm, e falam, falam muito, descalças se aglutinando feito cães que arremedam a paisagem civil e, em seguida, desaparecem. É a partir desse rastro e dessa dúvida que os poemas se apresentam à luta e à sintaxe ferida pelas lembranças. (Texto original: Ed. Macondo)

Biografia, Autobiografia, Memórias / Ficção / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Azagaia

Similares

(4) ver mais
Rapace
Muimbu
Paratexto
A última azagaia

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

63%

38%

Reticente da Silva
cadastrou em:
12/09/2021 10:55:34
rafae]b]montenegro]f]
editou em:
06/04/2022 17:58:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR