Bagagem

Bagagem Adélia Prado


Compartilhe


Bagagem


Coleção Poiesis




O livro Bagagem, foi a primeira publicação de Adélia Prado, de 1976, por indicação de Carlos Drummond de Andrade. Declaração da autora sobre a obra: "Meu primeiro livro foi feito num entusiasmo de fundação e descoberta nesta felicidade. Emoções para mim inseparáveis da criação, ainda que nascidas, muitas vezes, do sofrimento”.

Em seu poema "Fluência", ela relatou a sensação da estréia: "O meu alívio foi constatar que depois da festa o mundo continuava igual e a perplexidade que gerou Bagagem continuava intacta. Foi ver que a poesia não desertara de mim".

Do ponto de vista estilístico, destaca-se a combinação dos contrários, como tristeza e alegria, tanto quanto do lirismo e da ironia. Bagagem chamou a atenção da crítica pelo jeito diferente que a autora tem de dizer as coisas que sente e vê.

Em Bagagem, os poemas são distribuídos em quatro grandes seções. Essas seções se configuram segundo um variado mapa existencial, que se divide entre as coordenadas da “poesia”, do “amor” e da “memória”, além daquela “alfândega”, de sentido mais escorregadio mas nem por isso menos sugestivo (pensemos num contraponto com o título do livro).

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (5)

ver mais
Bagagem
Bagagem
Bagagem
BAGAGEM

Similares

(2) ver mais
Poesia Reunida
Sociologia Hoje

Resenhas para Bagagem (25)

ver mais
Meu Deus, menina
on 16/3/14


Era quase maternal o tom de voz de minha professora, entre exausta e indulgente, ao falar sobre sua "Adélia, meninos, Adélia Prado...". Uma amiga, enquanto maldizia a vida em minha capital, citava a poetisa para relembrar a Divinópolis natal à qual renunciara para estudar. Nalguma aula de teatro li uma de suas produções, menos dedicada à verdade do poema íntimo que ali desabrochava do que ao cuidado que deve ter o ator com a projeção da voz. Minha mãe, muito lírica, enchia a boca de... leia mais

Estatísticas

Desejam104
Trocam76
Avaliações 3.6 / 969
5
ranking 26
26%
4
ranking 28
28%
3
ranking 32
32%
2
ranking 9
9%
1
ranking 5
5%

27%

73%

Érick Ramos
cadastrou em:
06/01/2014 15:16:44