Bananas podres

Bananas podres Ferreira Gullar


Compartilhe


Bananas podres





Maior poeta brasileiro da atualidade, Ferreira Gullar apresenta neste livro, em textos manuscritos, uma reunião
e seus poemas intitulados “Bananas podres”, acompanhados por uma série de pinturas e colagens inéditas feitas por ele especialmente para esta edição.
“Embora já houvesse surgido antes a ideia de reunir os poemas sobre bananas podres num livro ilustrado, só recentemente fui levado a inventar este pequeno álbum. É verdade que, faz alguns anos, escrevi mais alguns poemas sobre o tema, mas o fator decisivo foi ter percebido que as folhas de jornal, que uso para limpar o pincel, lembravam, com suas manchas escuras, a cor das0 bananas quando começam a apodrecer”, explica o poeta.
O tema das Bananas acompanha a produção poética de Gullar desde os anos de 1970 e está ainda presente em seu último livro de poesia, Em alguma parte alguma, recentemente premiado como o melhor do ano na categoria pelo Jabuti. A infância em São Luís, a família, a passagem do tempo, a desordem e a tentativa de reter sensações estão presentes nesses poemas que refletem o melhor da poesia de Ferreira Gullar e suas próprias interpretações visuais sobre sua vida e expressão.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Bananas podres

Similares


Resenhas para Bananas podres (2)

ver mais
As podres bananas podres

O que esperar de um livro de poesia, de pouco mais de 50 páginas, quando não se tem intimidade nenhuma com poesia? A resposta está nas páginas deste clássico de Ferreira Gullar, que levou o Jabuti de 2012, na categoria poesia. O único livro dempoesia que eu já tinha lido de cabo a rabo foi "A teus pés", de Ana Cristina Cesar. Lindos 17 anos e confesso que achei um pouco chato. Mas este, que acabei de ler mais 35, achei fantástico. O autor conta em versos simples trechos de sua infância... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 3.7 / 29
5
ranking 14
14%
4
ranking 52
52%
3
ranking 28
28%
2
ranking 3
3%
1
ranking 3
3%

25%

75%

Cris
cadastrou em:
20/07/2012 20:39:42
BIBLIOTECA EREM DR L CABRAL DE MELO
editou em:
19/09/2022 09:31:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR