Bandeirantes e pioneiros

Bandeirantes e pioneiros Vianna Moog


Compartilhe


Bandeirantes e pioneiros


Paralelo entre duas culturas




Primeira obra a comparar o processo de formação do Brasil e das nações da América do Norte, Bandeirantes e pioneiros, de Vianna Moog, tornou-se leitura indispensável.

Escrito em 1954, o livro remonta a trajetória dos pioneiros paulistas que se aventuraram pelo sertão brasileiro no século XVI em busca de riquezas. Ao compará-los aos pioneiros que colonizaram a América do Norte, o autor toca na difícil questão: como pôde o Brasil ter se tornado um incerto país do futuro e os Estados Unidos uma potência mundial?

Para Moog, o processo registrado em solo brasileiro foi decisivo para a formação da identidade do país. Enquanto os pioneiros americanos tiveram uma visão empreendedora, os bandeirantes tiveram como objetivo apenas em lucros imediatos, não se preocupando com a implementação de um sistema que funcionasse para o Brasil como um todo.

Para muitos considerados polêmicos, os questionamentos apresentados por Moog repercutiram internacionalmente, através da tradução do livro para Inglês, Francês e Espanhol.

História

Edições (2)

ver mais
Bandeirantes e pioneiros
Bandeirantes e Pioneiros: paralelo entre duas culturas

Similares

(9) ver mais
OS FRANCESES NA GUANABARA
Casa Grande e Senzala em Quadrinhos
Folha Explica: Casa grande e senzala
Casa-Grande & Senzala

Resenhas para Bandeirantes e pioneiros (1)

ver mais
Obra impressionante
on 13/11/17


Um livro que já está na 22º edição no Brasil não pode ser considerado irrelevante. Neste caso, achei até pouco. Bem, pelo título, já dá pra perceber que o livro me ‘impressionou’. Sim, é um livro publicado primeiramente em 1954 e que se matem atual. Traz uma análise tão profunda sobre a formação histórica tanto do brasileiro como do norte-americano e consegue ainda ser feliz nas suas breves considerações sobre o possível futuro do psicológico desses povos - não é pouca coisa. Alg... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 7
5
ranking 29
29%
4
ranking 57
57%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

63%

37%

Marco
cadastrou em:
25/11/2015 15:50:46