Banguê

Banguê José Lins do Rego


Compartilhe


Banguê





Na obra, Carlos aparece já adulto, formado em direito e volta para o engenho 'Santa Rosa'. Ao longo da história, José Lins do Rego aborda todas as dificuldades do personagem em administrar o engenho, além de ter que lidar com um avô já debilitado, e o surgimento de uma paixão inesperada. Contudo, o antigo "Carlinhos" ainda precisa gerenciar o declínio dos engenhos e a pressão pela compra das terras.
Do ponto de vista econômico e social, "Banguê" retrata o desse ciclo da tradição rural nordestina, conhecido popularmente como “ciclo da cana-de-açúcar”.
A edição de Banguê publicada pela Global traz texto de apresentação da obra de Carlos Newton Junior, Doutor em literatura brasileira pela Universidade Federal de Pernambuco. A análise destaca a posição de destaque que o livro adquiria na história da literatura brasileira.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (8)

ver mais
Banguê
Banguê
Bangüê
Bangüê

Similares

(15) ver mais
Doidinho
Usina
Menino de Engenho

Resenhas para Banguê (9)

ver mais
MUITO BOM!
on 31/3/21


"Vinte e quatro anos, homem, senhor do meu destino, formado em direito, sem saber fazer nada" (p. 18) Mais um clássico! BANGUÊ está dividido em 3 partes: "O velho José Paulino", "Maria Alice" e "Banguê". Nele, Zé Lins nos faz sonhar de novo com as paisagens da vida no engenho, agora mostrando um Carlos de 24 anos, já formado em Direito e de volta às terras do seu avô, que está morrendo. O jovem deve descobrir se tem talento para assumir os negócios e se tornar o novo senhor, quando ... leia mais

Vídeos Banguê (1)

ver mais
BANGUÊ, de José Lins do Rego | LiteraTamy

BANGUÊ, de José Lins do Rego | LiteraTamy


Estatísticas

Desejam43
Trocam4
Avaliações 3.9 / 258
5
ranking 35
35%
4
ranking 34
34%
3
ranking 25
25%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

43%

57%

Kaonny
cadastrou em:
09/07/2021 20:09:42
Kaonny
editou em:
09/07/2021 20:11:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR