Banguê

Banguê José Lins do Rego


Compartilhe


Banguê





Na obra, Carlos aparece já adulto, formado em direito e volta para o engenho 'Santa Rosa'. Ao longo da história, José Lins do Rego aborda todas as dificuldades do personagem em administrar o engenho, além de ter que lidar com um avô já debilitado, e o surgimento de uma paixão inesperada. Contudo, o antigo "Carlinhos" ainda precisa gerenciar o declínio dos engenhos e a pressão pela compra das terras.
Do ponto de vista econômico e social, "Banguê" retrata o desse ciclo da tradição rural nordestina, conhecido popularmente como “ciclo da cana-de-açúcar”.
A edição de Banguê publicada pela Global traz texto de apresentação da obra de Carlos Newton Junior, Doutor em literatura brasileira pela Universidade Federal de Pernambuco. A análise destaca a posição de destaque que o livro adquiria na história da literatura brasileira.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (8)

ver mais
Banguê
Banguê
Bangüê
Bangüê

Similares

(15) ver mais
Doidinho
Usina
Menino de Engenho

Resenhas para Banguê (44)

ver mais
Seco como as caatingas do Santa Rosa
2 weeks, 3 days ago


A continuação do rico universo do engenho e o passado, não tão glorioso, do Nordeste de JLD mantém a qualidade e a engenhosidade dos livros anteriores (Menino de Engenho e Doidinho). Entretanto, é na fase adulta que nos identificamos mais com Carlos, Lins do Rego consegue expressar de uma maneira visceral as `matutâncias` deste personagem. Conseguimos sentir o gosto do fracasso, os ódios, amores, exames de consciência e a percepção sofrida do tempo. Tempo esse personagem maior da ... leia mais

Estatísticas

Desejam57
Trocam4
Avaliações 4.0 / 349
5
ranking 38
38%
4
ranking 36
36%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

42%

58%