Bartleby, o escriturário

Bartleby, o escriturário Herman Melville


Compartilhe


Bartleby, o escriturário


Uma história de Wall Street




Publicado anonimamente em 1853, Bartleby, o escriturário: uma história de Wall Street revela o estilo bem-humorado e por vezes sombrio de Herman Melville (1819-1891). Trata-se de uma história surpreendente pela simplicidade e aterradora pelo realismo. O narrador, um bem-sucedido advogado, contrata Bartleby para trabalhar como auxiliar de escritório. Ele se mostra um prestativo funcionário até que um dia, sem razão alguma, responde a um pedido de seu chefe com um desconcertante "Prefiro não fazer". Esse desacato, essa insubordinação ultrapassa a compreensão humana: é como se rompesse com a organização moral do mundo, desafiando verdades até então universais.
Este texto fundamental do autor de Moby Dick é considerado precursor do Existencialismo e foi saudado por intelectuais como Albert Camus e Jorge Luis Borges, que viam na história uma discussão sobre o livre-arbítrio, o poder e a moral.

Edições (4)

ver mais
Bartleby, o escriturário
Bartleby, o escrituário
Bartleby, o escriturário
Bartleby, o escrituário

Similares

(13) ver mais
O Homem da Areia
Um Coração Singelo
O Monge Negro
A Fera na Selva

Resenhas para Bartleby, o escriturário (3)

ver mais
Tudo pode ser transformado por apenas uma palavra.
on 31/7/17


Bartleby, quanta coragem, não! Ou seria covárdia? Não sei ao certo. Porém, o livro foi surpreendente a cada evolução. Um funcionário exemplar, que nunca se queixava de nada e estava sempre disposto a realizar tarefas diárias e, simplesmente,em um belo dia, cansa de tudo isso e prefere não fazer as atividades habituais como todo mundo.Nem mesmo ir para casa, achei isso muita louca. O pior de tudo não foi ter optado por não mais fazer as coisas como "manda o figurino", mas não admitir q... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam3
Avaliações 4.0 / 83
5
ranking 39
39%
4
ranking 34
34%
3
ranking 22
22%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Paty
cadastrou em:
12/05/2014 22:11:56