Baú de Espantos

Baú de Espantos Mario Quintana


Compartilhe


Baú de Espantos





Em Baú de espantos, publicado pela primeira vez em 1986, Mario Quintana reúne num só gesto poético o passado e o futuro, através do exercício da memória e das percepções que o assaltam diante das mudanças trazidas pela modernidade. Aqui aparece menos o Quintana ecológico e mais o poeta tocado pela nostalgia da vida simples, deixada para trás pelos arranha-céus e pela agitação da cidade grande.

Ao mesmo tempo, o poeta absorve o imaginário do espaço sideral para alimentar seu lirismo. Ao lado das clássicas imagens do vento, da lua, da rua de bairro, aparece aqui a nave como metáfora da viagem que é a vida: “nau exposta aos quatro ventos,/ em pleno céu sulcado de relâmpagos”. O poeta convida o leitor a embarcar com ele numa viagem de poemas que falam de vida e morte, começo e fim, mar e céu.

Em perfeita circularidade, a possibilidade do fim (fim da vida, fim das coisas simples) acaba por suscitar o retorno daquilo de que se sente saudade. Junto com a ideia de navegação, impõe-se a imagem do menino eterno por trás de cada ato de evocação e escrita poética. O garoto errante e sonhador sempre retorna nos versos de Quintana, seja como objeto, seja como o sujeito que fala. O mar da memória é um baú de maravilhas.

Ficção / Poemas, poesias

Edições (5)

ver mais
Baú de Espantos
Baú de Espantos
Baú de Espantos
Baú de Espantos

Similares

(9) ver mais
Mário Quintana, vida e obra
Mario Quintana: Prosa & Verso
O Livro de Haicais
Além do mais e do menos

Resenhas para Baú de Espantos (30)

ver mais
Lendo Quintana na Biblion
on 9/4/23


Esperança Lá bem alto no décimo segundo andar do Ano Vive uma louca chamada Esperança e ela pensa que quando todas as sirenas e businas todos os reco-recos tocarem, atira-se e - ó delocioso voo - será encontrada miraculosamente incólume na calçada, outra vez criança... E entorno dela indagará o povo: - Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes? E ela lhes dirá, então: (é preciso explicar-lhes tudo de novo !) Ela lhes dirá, bem devagarinho, para que não esqueçam nunca: - O meu nome ... leia mais

Estatísticas

Desejam36
Trocam2
Avaliações 4.0 / 487
5
ranking 39
39%
4
ranking 37
37%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

30%

70%

Marcos
cadastrou em:
07/06/2014 15:07:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR