Beatriz

Beatriz Cristovão Tezza


Compartilhe


Beatriz





Autor de mais de 15 títulos entre ficção, volumes didáticos e ensaios acadêmicos, Tezza retorna aos contos depois de mais de 30 anos dedicados ao romance.

“Confesso que nunca fui contista. Escrevi um único livro de contos na vida, ‘A cidade inventada’, histórias penosamente criadas e buriladas entre 1969 e 1979 com a intenção de aprender a escrever e dominar as artes da ficção, e publicadas em 1980”, declara o autor.

Em Beatriz, a personagem que se tornou conhecida do público em Um erro emocional acompanha agora o autor em situações originais. Composto por sete histórias longas e um prólogo revelador, em que o autor confessa suas fraquezas, o livro de contos traz a marca do romancista: em todos está presente a mesma personagem, Beatriz, em momentos diferentes de sua vida, e às vezes Paulo Donetti, o escritor que é sua difícil paixão. Sete histórias entrelaçadas que são também a história da construção de uma personagem – alguém que quer falar, trabalhar e caminhar com as próprias pernas.

O autor revela que os contos de Beatriz são, de certa forma, não a continuação do romance anterior, apesar de terem surgido antes, mas as suas premissas: “Todos os textos foram refeitos para esta edição, porque agora eu sei mais sobre Beatriz e Donetti do que sabia ao inventá-los”. Beatriz são muitas: o objeto de disputa feroz entre dois escritores inimigos; a professora que percebe nos olhos azuis de seu aluno um pedido de socorro; a escrivã de uma velha senhora que confessa seu crime inesquecível; a revisora do texto de um senhor que a convida para uma armadilha que se revela mortal; a parceira possível de um ex-colega que reaparece misterioso em sua casa; a amante do jovem tatuado que é herdeiro de um sebo de livros. E, em momentos, a lembrança de Paulo Donetti. Ao mergulhar na ficção, o leitor paralelamente reflete sobre as relações entre leitor e autor, leitura e livro, o escritor e a liturgia de seu cargo. A linguagem é límpida e cristalina. Beatriz é contada por um narrador atento, uma voz que observa cada gesto e em cada cena assimila sutilmente o olhar que, nas entrelinhas do texto, vê e sente. Uma ótima viagem literária de um dos mais importantes escritores brasileiros da atualidade.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Beatriz

Similares


Resenhas para Beatriz (5)

ver mais
Leveza sublime
on 7/7/13


Peguei esse livro na biblioteca, por conta de seu título, afinal nunca havia encontrado um livro que fosse meu xará. A capa simples não chama a atenção, mas o conteúdo é incrível. Novamente, reforçando a ideia de não julgar o livro pela capa. Os dois personagens que permeiam as sete histórias curtas do livro são Beatriz e Paulo Daonetti, dois envolvidos com a arte da escrita, ela uma revisora de textos e ele um escritor. As histórias se entrelaçam de forma sutil, sem ficar obvio, mas t... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam2
Avaliações 3.6 / 56
5
ranking 16
16%
4
ranking 39
39%
3
ranking 41
41%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

32%

68%

Livrada!
cadastrou em:
12/11/2011 23:52:39
Alê | @alexandrejjr
editou em:
16/09/2021 15:17:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR