Beco do Rosário

Beco do Rosário Ana Luiza Koehler


Compartilhe


Beco do Rosário





Porto Alegre, anos 1920, uma cidade em plena febre de modernização. Vitória, uma jovem negra com grandes ambições e talento para a escrita, sonha em se tornar jornalista. Mas, para isso, precisa enfrentar os estigmas de uma sociedade racista e patriarcal. Esse é o mote de Beco do Rosário, romance gráfico de Ana Luiza Koehler, que a Veneta lança com apoio do programa Rumos Itaú Cultural.

Fruto de uma extensa pesquisa histórica, o livro retrata o conturbado processo de expansão da capital gaúcha, marcado pela desigualdade social e pelo racismo. Um processo que tinha como objetivo “europeizar” a cidade, tentando jogar seus habitantes negros para fora do campo de visão.

Vitória é moradora do Beco do Rosário, que dá nome ao livro, um espaço prestes a ser extinto para dar lugar a ruas e avenidas. Teo, seu amigo de infância, é filho de uma rica família de imigrantes e volta para Porto Alegre após se formar engenheiro no exterior, cheio de novas ideias para a capital. Já Fabrício é um jovem artista negro que não consegue ver seu talento valorizado no mercado de trabalho. É por meio das histórias e dos laços entre esses personagens que o livro retrata as mudanças na paisagem da cidade. Com belos traços aquarelados, Ana Luiza Koehler constrói uma grandiosa narrativa de época e um poderoso comentário social sobre os processos de modernização urbana da primeira metade do século XX.

HQ, comics, mangá / Literatura Brasileira

Edições (2)

ver mais
Beco do Rosário
Beco do Rosário

Similares

(2) ver mais
Porto Alegre
Viaduto

Resenhas para Beco do Rosário (18)

ver mais
on 2/4/21


Beco do Rosário é uma obra com total cara de novela das sete da Globo. Traz algumas discussões bem pertinentes à temas cada vez mais atuais como racismo e feminismo, além de que faz uma caricatura bem pertinente da elite gaúcha que, ouso dizer, perdura até hoje. O grande ponto aqui é que a narrativa é maçante e no geral, pouco estimulante. Recursos como a splash page e cliffhangers são quase inexistentes, trazendo uma composição confusa que parece totalmente linear, tirando peso dos mo... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam2
Avaliações 3.9 / 107
5
ranking 32
32%
4
ranking 49
49%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Jenifer
cadastrou em:
08/07/2020 01:54:16
Gabriela M.
editou em:
14/06/2022 15:12:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR