Belém do Grão-Pará

Belém do Grão-Pará Dalcídio Jurandir


Compartilhe


Belém do Grão-Pará (Ciclo do Extremo-Norte #4)





No bonde, Alfredo recolheu-se, sem mais aquela sensação de que o elétrico, com sua velocidade e rumor, quebrava a vidraça das janelas, impressão esta que levara de Belém quando pixote e sempre recordada em Cachoeira.

Até que o bonde ia vagaroso.

E meio sujo, seus passageiros afundavam-senum silêncio e apatia indefiníveis. Pareciam fartos de Belém enquanto seguia com uma crescente gula da cidade. O bonde cuspindo gente, mergulhava nas saborosas entranhas de Belém, macias de mangueiras(…)

Passaram pelo Largo de Nazaré, a Basílica em tijolos ainda, a antiga igreja ao lado. Cobrindo o Largo, mais monumentais que a Basílica, as velhas sumaumeiras. À esquina da Gentil com a Generalíssimo, saltaram. A cidade balançava ainda. Ou estava tonto com os cheiros de Belém?

Literatura Brasileira / Romance

Edições (3)

ver mais
Belém do Grão-Pará
Belém do Grão-Pará
Belém do Grão-Pará

Similares

(3) ver mais
Três Casas e um Rio
Revolta
Ponte do Galo

Resenhas para Belém do Grão-Pará (5)

ver mais
on 2/11/11


Em Belém do Grão Pará, lê-se, ao mesmo tempo, a história dos Alcântara, uma família de classe média, decaída do alto status social que tivera no governo do Prefeito Antônio Lemos, durante a alta da borracha, e a história da Belém dos anos 20, já decadente, mas com a estampa moderna parisiense que nela imprimira aquele Prefeito. Na tentativa de recuperar, pelo menos, a aparência da posição perdida, os Alcântara, sob a inspiração da fútil e gorda filha do casal, mudam-se da obscura rua o... leia mais

Estatísticas

Desejam21
Trocam1
Avaliações 4.4 / 70
5
ranking 54
54%
4
ranking 31
31%
3
ranking 13
13%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

35%

65%

BPP Locadora de Livros
cadastrou em:
16/12/2012 14:31:50
André Fellipe Fernandes
editou em:
26/07/2019 22:02:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR