Beleza

Beleza Roger Scruton


Compartilhe


Beleza





Numa obra instigante, Roger Scruton nos convida a refletir a respeito da beleza e do lugar que esta ocupa em nossas vidas. Como deixa bem claro, sua abordagem não é histórica nem psicológica: é filosófica. Assim, nos conduz por questionamentos como: a beleza é subjetiva? Existem critérios válidos para julgar uma obra de arte? Há algum fundamento racional para o gosto? Qual a relação entre tradição, técnica e gosto? Pode o belo ser imoral?

Frente àqueles que consideram que juízos de beleza são meramente subjetivos, Scruton, com sua verve polêmica, questiona tal relativismo: "Por que estudarmos a herança de nossa arte e cultura numa época em que o julgamento de sua beleza não possui nenhum fundamento racional?".

E com sua contundência característica, declara: "Neste livro, [...] defendo que [a beleza] é um valor real e universal ancorado em nossa natureza racional [e que] o senso do belo desempenha papel indispensável na formação do nosso mundo". Concorde-se ou não com o autor, o fato é que não se pode passar com indiferença por seus argumentos. Se a intenção era fazer o leitor refletir a respeito do assunto, certamente os objetivos se cumpriram.

Ensaios / Filosofia

Edições (2)

ver mais
Beleza
Beleza

Similares

(23) ver mais
Como Ser Um Conservador
O Futuro do Pensamento Brasileiro
Desejo sexual
O Que É Conservadorismo

Resenhas para Beleza (19)

ver mais
Subjetivismo exacerbado?
on 15/11/14


Em seu livro, Scruton acerta na mosca! Ele notou que nenhum filósofo atribui, com profundidade, o belo ao olfato, tato e paladar. Por mais que existam degustadores de vinhos, sensações boas e bons cheiros proporcionem sensações boas, jamais se assimilou tais coisas com o "belo", com a "Beleza". Apenas aquilo que se vê e escuta tem similaridades com o belo. Com isso, Scruton concorda com essa "mensagem" indireta que todos os filósofos transmitem apenas por não tocar no assunto. A be... leia mais

Vídeos Beleza (3)

ver mais
Why beauty matters? Por que a beleza importa? Por Roger Scruton.

Why beauty matters? Por que a beleza importa?

Book trailer: Beleza - Roger Scruton

Book trailer: Beleza - Roger Scruton


Estatísticas

Desejam192
Trocam1
Avaliações 4.4 / 179
5
ranking 61
61%
4
ranking 29
29%
3
ranking 9
9%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Rodney Eloy
cadastrou em:
06/12/2013 19:05:38