Beleza

Beleza Roger Scruton


Compartilhe


Beleza





Dos prados às pessoas, de Safo ao canto das aves, a beleza tem seduzido e confundido a humanidade. Platão viu a beleza como o objecto do desejo e uma porta de entrada no transcendental. S. Tomás de Aquino viu-a como um atributo do Ser e uma dádiva de Deus.
Mas a beleza também pode ser perigosa, como a de Carmen, perturbante, como a do David de Miguel Ângelo, ou até imoral, como a da música de Strauss quando Salomé beija a boca inerte de João Baptista.
O que queremos dizer exactamente por «beleza» e que lugar deverá ela ocupar nas nossas vidas? Nesta obra directa e estimulante, Roger Scruton alega que a beleza tem tanta importância quanto a que Platão lhe atribuía e que ela não deve ser vista como um mero sentimento subjectivo daquele que a contempla. Pelo contrário, a beleza é fundamental para uma vida bem vivida e o mundo não seria um lugar aprazível sem o interesse generalizado que ela desperta.

Filosofia / Ensaios

Edições (3)

ver mais
Beleza
Beleza
Beauty

Similares

(29) ver mais
Como Ser Um Conservador
O Futuro do Pensamento Brasileiro
Desejo sexual
O Que É Conservadorismo

Resenhas para Beleza (57)

ver mais
O que é Beleza?
on 31/12/23


O livro é uma obra de filosofia que explora a natureza da beleza. Surpreendeu-me positivamente, primeiro pela linguagem acessível, fácil de entender e fluída para ler; e segundo, por questionar algumas crenças que eu tinha. Lendo Scruton, percebi que nunca realmente parei para pensar sobre a beleza. Tinha tanta certeza de que a beleza era uma qualidade subjetiva com influência social, e por conseguinte datada, que me vi discutindo com o autor durante toda a leitura, rs. Scruton argum... leia mais

Estatísticas

Desejam244
Trocam1
Avaliações 4.3 / 332
5
ranking 58
58%
4
ranking 30
30%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Helena
cadastrou em:
26/06/2019 17:00:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR