Beleza Natural

Beleza Natural Liana Melo


Compartilhe


Beleza Natural


A História da Rede de Cabeleireiros Que Levantou A Autoestima Das Brasileiras




Garra e determinação pavimentaram o caminho da carioca Zica Assis, ex-empregada doméstica que durante anos testou misturas caseiras para controlar seus cabelos rebeldes. O preconceito marcou sua infância pobre, mas foi responsável pela grande virada em sua vida: depois de inúmeras tentativas frustradas, ela descobriu a fórmula que transformava fios crespos em cachos sedutores.

Filha de porteiro, Leila Velez cresceu na zona Sul do Rio, convivendo com a riqueza sem jamais se sentir diminuída. Com espírito empreendedor, soube aproveitar cada pequena oportunidade. Aos 14 anos, começou a trabalhar no McDonald’s e, dois anos depois, tornou-se a mais jovem gerente da rede de fast-food.

O encontro dessas duas mulheres fortes só poderia gerar resultados extraordinários. Zica queria tornar sua fórmula acessível a todas as brasileiras. Entusiasmada, Leila abandonou seu emprego para se associar a ela. As duas contaram ainda com Rogério – namorado de Leila e irmão de Zica – e Jair, marido de Zica, que vendeu o único bem que possuía, um Fusca 1978, para financiar o primeiro salão do Beleza Natural.

O sucesso foi instantâneo. As clientes esperavam horas para tratar os cachos com o Super-Relaxante criado por Zica. Para agilizar o processo, Leila teve a ideia de adaptar o sistema de linha de produção do McDonald’s – tratando cachos em série e vendendo autoestima.

Com um faturamento de 250 milhões de reais em 2014 e a meta de chegar a 120 lojas até 2018, o Beleza Natural transformou-se em um dos 10 principais casos de empreendedorismo do Brasil na última década.

Mais do que um exemplo de sucesso, esta é uma história emblemática de como a dificuldade, a pobreza e o preconceito podem motivar grandes transformações, não só pessoais como sociais. O sonho de Zica e seus sócios virou realidade porque nasceu de um ideal maior: valorizar a beleza natural da mulher, oferecer um serviço de qualidade e eliminar as barreiras da discriminação.

“O legado de Zica vai além dos empregos que ela gera. Passa por um propósito muito mais profundo, pela autoestima de todo um povo que não contava com serviços de beleza especialmente voltados para ele e que agora se sente atendido, com a categoria e a classe que merece. O Beleza Natural é uma inspiração para todas nós, mulheres.” - Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza

Negócios e Empreendedorismo / Não-ficção / Moda, Estilo e Beleza

Edições (1)

ver mais
Beleza Natural

Similares

(7) ver mais
Startup Brasil
O Segredo de Luísa
Meu Jeito de Fazer Negócios
Flor do Deserto

Resenhas para Beleza Natural (3)

ver mais
O valor da mulher brasileira
on 3/12/15


Essa é uma daquelas biografias que você não sente que está lendo uma biografia de tão dinâmica e envolvente que é. A linguagem é direta, certeira e fala sobre algo - ou alguém - que nos é familiar no país: a luta da mulher negra, pobre, que precisa ajudar os pais a sustentar os irmão e tem de se submeter a uma série de (pre)conceitos. A história de vida de Zica mistura-se com a da empresa criada por ela, por seu irmão, seu marido e a então namorada de seu irmão. Tudo graças a uma fór... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam6
Avaliações 4.2 / 31
5
ranking 48
48%
4
ranking 29
29%
3
ranking 19
19%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Naty
cadastrou em:
10/11/2015 12:43:53
Lindenberg
editou em:
10/11/2015 15:07:21
Lindenberg
aprovou em:
10/11/2015 15:07:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR