Bella Toscana

Bella Toscana Frances Mayes




Bella Toscana


A doce vida na Itália




Em Sob o sol da Toscana, a poeta, professora, gastrônoma e escritora norte-americana Frances Mayes elaborou o retrato de uma parte da Itália por meio de sua experiência na restauração de uma casa abandonada que ela adquiriu, chamada Bramasole, localizada abaixo de uma muralha etrusca do século VIII a. C, em Cortona. Naquele momento, que a autora considera mágico e inesquecível, era verão, e ela pôde dividir com os leitores o prazer de descobrir novas emoções em um país estrangeiro: a culinária, o jeito italiano de viver, a paisagem tão diferente quanto exuberante. Em Bella Toscana — a doce vida na Itália, Mayes aprofunda a percepção da riqueza cultural de um país a partir da pequena província da qual ela agora definitivamente faz parte, e se estende à Sicília e a Vêneto em pequenas viagens, revelando ainda mais detalhadamente as alegrias de um cotidiano onde as gentilezas e surpresas agradáveis são constantes.



"Quando escrevi a última linha de Sob o sol da Toscana, escrevi a primeira de Bella Toscana" – conta Frances, cujo retorno à casa que ajudou a reformar acontece desta vez em uma nova estação: a primavera. Ela acrescenta que seu entendimento sobre a Itália cresceu e está mais nítido nesta segunda obra, por conta das pessoas e lugares que conheceu: além da Sicília e Vêneto, ela esteve em Verona, Basilicata, Marche, Bellagio, Asolo, Bolonha e nas pequenas cidades encasteladas em torno do Lago Trasimeno. Nestas regiões ela travou contato com diversas formas de cozinhar e ingredientes, vinhos, arte, jardinagem e gente. Suas descrições e receitas incluídas nesta obra tornam mais completo o retrato feito em Sob o sol da Toscana, e ela se diz ainda mais ligada à Itália que da primeira vez.



Mayes revela que conhecer a Itália e seus prazeres provocou uma mudança interna radical nela e em Ed, seu marido. Trocar a casa na Califórnia pela Bramasole a princípio pareceu uma tarefa árdua, extenuante. Mas o estilo toscano de comer, falar, viver e ver o mundo age como uma bálsamo para um cotidiano atribulado. Sem o tormento da mídia e com tempo para se dedicar a tarefas simples, como preparar uma refeição ou cuidar do jardim, há uma transformação, como explica Frances: "Mudar a direção de minha vida com a compra e a restauração dessa casa abandonada, dedicar uma parte de cada ano à vida num país estrangeiro pareciam atos de alto risco, de loucura, mas aqui [na Toscana] eu poderia beijar o chão só de não me sentir presa naquele espaço apertado em que o passado rói o futuro"

Edições (2)

ver mais
Bella Toscana
Bella Toscana

Similares

(8) ver mais
Sob o Sol da Toscana
Um vinhedo na Toscana
A Doce Vida Na Úmbria
Todos os dias na Toscana

Resenhas para Bella Toscana (3)

ver mais
Surpreendente!
on 22/1/15


Conhecia a história de Frances Mayes graças ao filme "Sob o Sol da Toscana", baseado em seu livro, que ainda não li. Por curiosidade, acabei comprando esse livro por conta do preço, pois estava em liquidação. Me surpreendi muito, positivamente. Ela descreve com sensibilidade a vida em uma pequena cidade na Toscana e seus arredores. Recomendo.... leia mais

Vídeos Bella Toscana (1)

ver mais
Amazing Tuscany - Italy

Amazing Tuscany - Italy


Estatísticas

Desejam28
Trocam4
Avaliações 3.6 / 42
5
ranking 19
19%
4
ranking 36
36%
3
ranking 33
33%
2
ranking 12
12%
1
ranking 0
0%

9%

91%

Martha
cadastrou em:
09/03/2010 19:48:47