Benito Cereno

Benito Cereno Herman Melville


Compartilhe


Benito Cereno (Coleção: A Arte da Novela)





No ano de 1799, o capitão americano Amasa Delano está com seu navio caça-focas ancorado na Ilha de Santa Maria, na costa sul do Chile. Certa manhã, aponta no horizonte tomado pela neblina um navio que aparenta estar em dificuldades. Amasa Delano oferece-se para ajudar e vai a bordo da nau à deriva, que descobre ser uma embarcação espanhola que levava um grande número de negros escravizados da África ao Peru. Seu capitão, Benito Cereno, que está debilitado e é sempre amparado por seu escravo Babbo, descreve as tempestades e longos períodos de calmaria que se sucederam, as doenças e falta de provisões que haviam dizimado parte da tripulação e passageiros.

A sucessão de impressões inexatas que o ambiente do navio depauperado cheio de escravos provoca, assim como as variações de humor de Benito Cereno, deixam Amasa Delano intrigado. A cada momento, entre desconforto e tensão, cresce sua sensação de estranheza. Na atmosfera sombria construída com esmero por Melville, ora o capitão americano se sente ameaçado, ora se sente culpado por desconfiar de seu bom e combalido anfitrião e de tudo que o cerca.

Publicado pela primeira vez em 1855, a novela é uma reconstrução ficcional do episódio que de fato ocorreu em 1805, e que foi descrito nas memórias do capitão americano Amasa Delano, publicadas em 1817.

Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Benito Cereno
Benito Cereno

Similares

(7) ver mais
O império da necessidade
Dramas do Mar
Ritos de Passagem
Two Years Before The Mast

Resenhas para Benito Cereno (2)

ver mais
Ambiguidade que Gera Tensão
on 5/7/15


Publicado em 1856, Benito Cereno conta como dois navios se encontraram no mar: um navio americano e um espanhol. O americano é um navio mercante, um caça focas, que percebe algo de estranho no navio espanhol. -- e a explicação para estranheza será o tema subjacente a toda narrativa: descobrir a verdade. Porque a verdade se mostra cambiante, incompleta, ou incorreta a todo momento. A narrativa de Melville se vale primordialmente do ponto de vista do capitão americano a bordo do navi... leia mais

Vídeos Benito Cereno (1)

ver mais
Benito Cereno

Benito Cereno


Estatísticas

Desejam26
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 23
5
ranking 17
17%
4
ranking 52
52%
3
ranking 26
26%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Vinicius
cadastrou em:
06/09/2018 00:24:44
Jenifer
editou em:
18/11/2018 21:45:38