Berlin Alexanderplatz

Berlin Alexanderplatz Alfred Döblin


Compartilhe


Berlin Alexanderplatz





Berlim. Década de 1920. Um cidadão, após cumprir pena durante quatro anos por assassinato, vê-se livre para começar uma nova vida. No entanto, a única convicção que Franz Biberkopf – personagem central desta obra – tem é a de se tornar e se manter decente. No início, guiado por esse forte sentimento, ele consegue andar no caminho do bem – até que algo acontece, ele não sabe dizer o quê, e sua vida acaba seguindo um rumo diferente, mais adverso.

Mas “ora, Franz Biberkopf está bem de saúde, se fossem todos tão resistentes quanto ele. Nem valeria a pena narrar uma história tão longa sobre um homem, se ele nem ao menos consegue se firmar nas pernas”.

Berlin Alexanderplatz foi um marco da literatura expressionista alemã, em que a expressão do sentimento tem mais valor do que a razão. E o sentimento da época era o de uma nação derrotada e humilhada, o que contribuiu para que Alfred Döblin desse voz a esse desafortunado personagem.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (7)

ver mais
Berlin Alexanderplatz
Berlin Alexanderplatz
Berlin Alexanderplatz
Berlim Alexanderplatz

Similares

(18) ver mais
Berlin Alexanderplatz
Homem Invisível
Contra o dia
Effi Briest

Resenhas para Berlin Alexanderplatz (8)

ver mais
on 28/5/16


1928, a serpente põe seus ovos em surdina que, em breve, choca o dragão da humanidade, renascer, florescer e destruir-se em uma Nova Era, um cidadão comum que sai da cadeia após quatro anos... Berlim: desempregados, inflação, fome, um levante de miseráveis, classe operária desestruturada; marxistas, nazistas, judeus, prostitutas, homossexuais, bêbados e viciados são um só espírito, uma só nação-mãe com sete cabeças e dez chifres da puta-mor Babilônia, onde existe uma ceifeira que se ch... leia mais

Estatísticas

Desejam114
Trocam2
Avaliações 4.3 / 105
5
ranking 51
51%
4
ranking 33
33%
3
ranking 13
13%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

51%

49%

Jenifer
cadastrou em:
22/07/2019 13:05:30
Silvio
editou em:
12/10/2022 22:38:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR