Biblioteca Nacional: plano de gerenciamento de riscos

Biblioteca Nacional: plano de gerenciamento de riscos Jayme Spinelli...


Compartilhe


Biblioteca Nacional: plano de gerenciamento de riscos


salvaguarda & emergência




A Biblioteca Nacional não é somente um museu de livros, mas sim um centro de conhecimentos e o repositório da produção intelectual do Brasil. Considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, tem como missão coletar, registrar, preservar e dar acesso a um diversificado universo de produções e registros de relevante valor histórico, literário, científico e artístico. A BN atua de forma proativa, visando fomentar o estudo e a pesquisa em seu monumental e precioso acervo. Atende por mês, em média, a 4 mil usuários presenciais, 1,27 milhão de consultas aos catálogos em linha e 44 mil consultas à BN Digital.
Em razão de sua importância para a sociedade, a preservação sustentável de tal acervo constitui atividade primordial da Biblioteca e consequente garantia de acesso pelas futuras gerações.
O crescimento contínuo do acervo bibliográfico e documental e também o crescimento da demanda por acesso representam um desafio significativo à função preliminar da BN: a preservação deste mesmo acervo. Acrescentem-se a isso os estresses ambientais (mudanças climáticas) e antropogênicos (poluição, vandalismo, furtos), igualmente crescentes, a que o acervo e outros bens patrimoniais da instituição estão expostos.
Nesse contexto, faz-se necessário desenvolver um plano de salvaguarda e emergência para garantir a preservação e o uso sustentáveis do patrimônio cultural da instituição. O gerenciamento de riscos, recentemente introduzido na gestão do patrimônio, é ferramenta eficaz para a estruturação e implementação desse plano. A partir de uma avaliação abrangente e sistemática de todos os riscos para o patrimônio (desde emergências até riscos crônicos), pode-se estabelecer prioridades para ação e alocação de recursos, orientando as tomadas de decisão sobre preservação.
Como instituição de referência nacional e internacional para a preservação do patrimônio bibliográfico e documental, é importante que a BN continue a dar exemplos de eficiência e inovação, ao conceber e implantar este Plano de Gerenciamento de Riscos: Salvaguarda e Emergência, um plano continuado integrado ao sistema de gestão da instituição.

Didáticos / Técnico

Edições (1)

ver mais
Biblioteca Nacional: plano de gerenciamento de riscos

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Priscila
cadastrou em:
10/07/2018 15:02:56