Bilhões e Lágrimas

Bilhões e Lágrimas Consuelo Dieguez


Compartilhe


Bilhões e Lágrimas


A Economia Brasileira e seus Atores




Em meados de 2006, Consuelo Dieguez se tornou colaboradora da revista piauí, que seria lançada em outubro daquele ano. A primeira reportagem que lhe foi encomendada, um perfil do banqueiro Luiz Cezar Fernandes, lhe pareceu inusitada. Afinal, a história do ex-dono do banco Pactual, que passara de elefante a formiga do mercado financeiro, já era conhecida por todos.
Mas depois de acompanhar o dia a dia de Fernandes, Dieguez entendeu que o melhor jornalismo é feito de histórias não contadas, detalhes ignorados, frases despretensiosas. O melhor perfil conta o avesso dos perfilados.
A partir daí, com o brilhantismo que lhe é peculiar, a jornalista concentrou-se em desvendar figuras centrais da história recente do país - como Daniel Dantas, Luciano Coutinho, Sérgio Rosa, entre outros - para revelar o momento econômico por que vimos passando desde a posse de Lula. A partir de histórias individuais, Dieguez aponta como se deu o expressivo aumento da participação do Estado na economia, fato essencial para compreensão do Brasil de hoje.
Pela primeira vez reunidos em livro, os ensaios de Bilhões e lágrimas apresentam um análise contundente da economia atual, a partir do melhor e do pior traço da personalidade de cada um de seus atores.

“Se não há no mundo nada mais interessante do que gente, pode-se dizer que o perfil - gente posta em palavras - é o mais interessante dos gêneros jornalísticos.” - Humberto Werneck

Edições (1)

ver mais
Bilhões e Lágrimas

Similares

(4) ver mais
Vultos da República
Reinventando o Capitalismo de Estado
Tempos Instáveis
Conversas com gestores de ações brasileiros

Resenhas para Bilhões e Lágrimas (3)

ver mais
Excelente livro para entender a economia brasileira
on 6/5/16


Eu vivi a maior parte dos eventos relatados nesse livro (de 2007 a 2013) e não tinha essa compreensão. O livro abriu meus olhos. Saiba tudo no blog...... leia mais

Estatísticas

Desejam16
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 21
5
ranking 52
52%
4
ranking 48
48%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

69%

31%

Marcos
cadastrou em:
16/03/2014 18:57:29